sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ENTREVISTA: MÉLISSA ANTUNES


Magiadofutsal desfiou Mélissa Antunes para ums entrevista ainda durante o seu estágio de preparação para o II Torneio Mundial de Futsal no Feminino ao qual ela gentilmente aceitou. Desde já o magiadofutsal agradece a disponibilidade da Mélissa para esta entrevista e deseja toda a sorte do mundo para a participação desta craque no Mundial.


Quando iniciaste a tua paixão pela 'bola'?
Desde sempre tive uma paixão muito grande pela ‘bola’ e praticava em jogos informais. Aos 8 anos comecei a praticar futebol de uma forma mais efetiva, numa escola de futebol, a Fair-play. Desde aí nunca mais deixei de praticar. Passei pelo Merelinense FC, desde as escolinhas até aos iniciados, sendo que era a única rapariga e onde cheguei a ser capitã. Aos 14 anos, porque as leis federativas não permitiam que continuasse a jogar com os rapazes e face à falta de formação no futebol feminino, ingressei no futsal, pese embora continuasse a jogar nas diferentes selecções da AF Braga de futebol 7.


Jogas em que equipa? E como correm as coisas esta época?
Jogo na equipa Rede Jovem/Coelima/IESFafe, que além de equipa é um projecto em torno da conjugação de uma associação, uma empresa e uma instituição de ensino superior, sendo que esta última é onde me encontro a tirar a minha licenciatura e a qual também represento, em termos de imagem, com muito orgulho.
As coisas estão a correr bem e vamos trilhando o nosso caminho com muita ambição, sempre com o aliciante de eu poder estar ao lado de um conjunto de grandes atletas e de uma equipa técnica que nos permite crescer a todos os níveis.

Foste chamada pelo selecionador Jorge Braz para o estágio com vista a preparação para o Mundial de Futsal Feminino. Como te sentes com essa chamada?
Só me posso sentir feliz… Feliz porque é sinal que o meu trabalho diário é valorizado e, ao mesmo tempo, uma força para trabalhar ainda mais. Além disso tenho a oportunidade de estar ao lado de grandes atletas e aprender com todas.


Mélissa, existem muitas vozes no 'mundo' do futebol e do futsal que não concordam com a tua chamada neste caso a ambas as seleções... tanto futsal como futebol... o que pensas sobre isto?
Cada um tem a sua opinião e eu respeito a opinião de todas as pessoas. Não podemos agradar a toda a gente. O meu papel é jogar e fazer de tudo para não defraudar as expetativas daqueles que confiam em mim e sobretudo honrar a camisola que representa todos os portugueses.

Quando jogas pela seleção o que motiva entrar em campo e lutar contra tudo e contra todas estas vozes?
Eu só me preocupo em lutar pelo meu país, porque isso sim é o mais importante e o que verdadeiramente merece todo o meu empenho e todas as minhas forças. A motivação está sempre lá, porque é um grande orgulho representar Portugal. Sinto uma emoção muito grande cada vez que visto aquela camisola tão especial.


Acompanhaste a seleção de futsal no último mundial? Que te pareceu?
Sim, acompanhei. Na minha ótica acho que a prestação foi muito boa e veio provar que há grandes jogadoras em Portugal.

Qual achas ser a maior valia da nossa seleção quando comparada com seleções tipicamente mais fortes como a Espanha ou o Brasil?
As duas seleções são inquestionavelmente fortes mas não se pode desprezar todas as outras seleções. Tal como já referi temos grandes jogadoras e se juntarmos a isso determinação, garra e querer, que muitas vezes é poder, então Portugal tem as mais valias necessárias para defrontar qualquer adversário.


Até onde achas que a nossa Seleção pode chegar neste Mundial?
Muito sinceramente acho que não se deve pensar em fasquias, mas antes em trabalhar jogo a jogo e sempre no limite. Só assim se consegue tirar o melhor de cada uma e juntas trilhar o caminho mais desejado, em busca do melhor lugar possível.


Quais os teus objetivos individuais e coletivos na nossa Seleção? 
Os meus objetivos são sempre em prol do coletivo e certamente são os mesmos que estão subjacentes a todas as atletas. Passam por, sempre que for chamada, dar o máximo e ajudar a nossa seleção.

Por último, gostarias de deixar uma palavra aos seguidores magiadofutsal?
Mais do que uma palavra, gostaria de enaltecer a forma como o blog  “magiadofutsal” divulga o futsal feminino e depois pedir o apoio de todos, quer no acompanhamento quer na força dada às  escolhidas para representar Portugal… porque juntos somos mais fortes!

Sem comentários:

Enviar um comentário