quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Drª ÉRICA MONTEIRO: TRATAMENTO ENTORSE DO TORNOZELO

Tratamento Entorse Tornozelo - Parte I

Os tratamentos somente devem ser iniciados após o diagnóstico e por profissionais habilitados. As entorses classificam-se em 3 graus, tal como referido no artigo anterior. As entorses tratadas cirurgicamente são classificadas de grau III e requerem reabilitação pré e pós cirurgia. O tratamento conservador é realizado nas entorses de grau I e II.

A lesão de cada atleta é única e todas devem ser tratadas e iniciadas o mais precocemente possível. Todo o tratamento progride através dos vários estágios do programa de reabilitação e pode ser alterado, dependendo da gravidade, da história e dos objectivos.

As alterações e os métodos de tratamento variam entre profissionais sendo estes os factores que levam ao sucesso dos tratamentos e respectivamente ao sucesso profissional. Devemos ter consciência que  tratar uma patologia não é como um livro de receitas. Posso enumerar todos os métodos e até mesmo os tempos de realização dos mesmo mas os resultados serão sempre diferentes porque cada patologia é uma patologia e cada individuo é único.
  
Após a lesão até às 48 a 72h , deve-se ter o seguinte procedimento:

RICE
Repouso
Imobilização
Compressão
Elevação
ICE (gelo)

Objectivo:

Proteger a integridade da articulação. Controlar a resposta inflamatória, dor, edema e espasmo.



O repouso consiste em não realizar carga do membro lesado através da utilização de auxiliares de marcha como canadianas. A imobilização e a respectiva compressão é efectuada pela colocação de ligadura . A elevação consiste na colocação do pé numa plataforma que fique superior ou ao nível do coração. O gelo deverá ser realizado 12-15minutos de 2 em 2horas. Não se deve realizar durante mais de 20 minutos porque lesa outras estruturas.

LUZIR EM MAIS UM TRABALHO FABULOSO

 Luzir Freestyle Spirit


Mais um trabalho fabuloso de Luzir Freestyle Spirit junto desta causa que é o futsal feminino. Ficam aqui as suas palavras em discurso direto no facebook:  'Actualmente, debate-se e tenta-se combater a falta de visibilidade junto das modalidades femininas, mas sou da opinião que todos somos responsáveis por isso e que na altura de ajudar, devemos esquecer as "nossas origens". Este video foi concebido no local que escolhi, em Avintes, com a equipa que acompanho - Restauradores Avintenses. A msg que pretendo transmitir, é que para além da modalidade em si, existe muito mais! O que o ser humano carrega em si, passa-nos quase sempre ao lado! Eu gosto de apreciar momentos, expressões, gestos, a sua intensidade, a sua forma, etc. E se acham que não conseguem fazer algo igual, enganam-se! Basta filmar, cortar e colar! Em breve coloco o filme com mais qualidade, assim que eu souber como fazer!' :) LUZIR

CONTRATAÇÃO: CÁTIA MORGADO NO POIO Fs-ESPANHA

 Cátia Morgado no  Poio Fs, Espanha 2ª Divisão.

 Poio Futsal aposta forte nas atletas Portuguesas e Cátia junta-se assim a Daniela Ribeiro, a guarda redes internacional e ex Restauradores.

 Lembre-se que Cátia foi considerada a melhor marcadora e melhor jogadora do ultimo Europeu Universitário.
Cátia já treina juntamente com as restantes colegas.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

MISTER PEDRO SILVA FAZ ANTEVISÃO DE NOVA ÉPOCA AF PORTO

Pedro Silva é o treinador da equipa de futsal feminino, ACD Mindelo-AF Porto, que buscam todos os anos a conquista do titulo distrital,sendo um dos principais adversários dos atuais tri-campeões Restauradores Avintenses. Aqui fica a sua antevisão do campeonato de futsal feminino da AF Porto.

Antevisão geral do Campeonato:

Creio que este ano haverá uma pequena quebra na qualidade, quer devido ao abandono (e êxodo) de algumas atletas de referência, quer devido à desistência de algumas equipas fortes, mas também pelo facto de terem subido bastantes equipas da 2ª divisão, que jogam um futsal mais baseado na luta e agressividade em prol da construção e da organização. No entanto, creio que será um campeonato bastante mais competitivo e emotivo do que o anterior, pois haverá "vários" campeonatos num só, o da luta pelo título, onde incluo o ARR Avintenses, ACD Mindelo, EDC Gondomar e o S. Salvador do Campo, o da luta pelo 5º lugar, onde o GD Covelas, GDE Arreigada e AC Alfenense serão os intervenientes, e por fim o da luta pela manutenção, onde se incluem as restantes equipas.

Antevisão de cada uma das equipas:

AC Alfenense A equipa de Alfena é uma das equipas mais organizadas do nosso campeonato, com um modelo de jogo bem definido e estruturado, contando com muitas atletas da sua formação e que jogam há muitos anos dentro desse mesmo modelo e sempre orientadas pela mesma equipa técnica. Esta época saíram jogadoras importantes como a Corina (rumou ao ACD Mindelo) e a Marta (rumou ao GD Covelas), e isso poderá abalar um pouco a equipa em termos qualitativos, no entanto, estou certo de que continuarão a ser uma equipa competitiva e difícil de bater, que irá fazer um campeonato tranquilo, tal como nas últimas épocas.

ACD Mindelo A época passada foi difícil por várias razões, a adaptação a uma nova realidade com 2 equipas e com 16 atletas novas não foi fácil, mas aprendemos com os erros e neste momento temos bem definido o rumo a seguir para conseguirmos os nossos objectivos, que passam por vencermos todas competições em que estamos envolvidos. Será necessário ainda melhorarmos muito para o conseguirmos, mas acredito no nosso potencial e acima de tudo na nossa organização, onde não deixaremos que os erros do passado se repitam. Vamos entrar no campeonato decididos a lutar pelo título, pois estamos mais preparados para o fazer que na época passada e com muita vontade de provar as nossas capacidades.

AD Baião
Foi a equipa que ocupou o último lugar da subida e que chega à 1ª Divisão devido à desistência de algumas equipas e também ao facto de a AR Rebordões e do GD Baguim do Monte não quererem subir. É uma das principais candidatas à descida e será com muita dificuldade que se conseguirá manter, no entanto, admiro a sua forma descomplexada de jogar, pois abordam os jogos de forma positiva, jogando o jogo pelo jogo sem nunca recorrer a estratégias defensivas ou anti-jogo seja com que equipa for...

ADC Penamaior
Equipa típica de Paços de Ferreira, sempre com uma atitude combativa e de luta, disputando todos os centímetros da quadra com muito vigor e atitude. Não têm desequilibradoras, mas compensam com a entreajuda e por isso valem pelo seu colectivo, mas na minha opinião, são uma das equipas que terá muitas dificuldades em se manterem na 1ª Divisão.

ARR Avintenses As tri-campeãs distritais são sem dúvida, as principais candidatas ao título, pois é uma equipa extraordinariamente bem orientada e estruturada, que conta com uma base de trabalho de 3 anos, mas principalmente pela qualidade das atletas, em que algumas são de nível mundial. No entanto, este ano os reforços provêm maioritariamente do campeonato de Juniores da AFP e ainda terão que passar por uma adaptação, por isso as saídas de atletas experientes com Mara e Katy poderão ter algum impacto na equipa, pois este ano haverá menos experiência e isso poderá ser um factor importante. Por tudo isto, mas principalmente pelo facto de as outras candidatas ao título estarem também mais fortes e preparadas, creio que a equipa de Gaia terá mais dificuldades que nos últimos anos para revalidar o título.

CDS Salvador do Campo A equipa do S. Salvador do Campo subiu à 1ª divisão por mérito próprio, no entanto, a maioria das atletas (senão todas) não vai continuar, pois devido à desistência do UD S. Mamede, todo o plantel e equipa técnica do clube vice-campeão da época passada mudou-se de “armas e bagagens” para esta equipa, passando por isso a ser agora de forma algo surpreendente, um dos candidatos ao título distrital. Prevejo, por isso naturalmente que será uma equipa forte com aspirações ao título distrital.

CD Paróquia da Carvalhosa Tal como o Penamaior, a Paróquia da Carvalhosa é também uma "equipa à Paços de Ferreira", disputando o jogo de forma abnegada e com muita garra e luta, sendo por isso uma equipa complicada de defrontar, mas será também uma equipa que andará na luta pela manutenção, apesar de que, na minha opinião, ser das que mais possibilidade tem de continuar na divisão maior.

CJ Malta O Malta fez uma excelente época na 2ª Divisão, conseguindo atingir o 2º lugar. É uma equipa com um bom sentido colectivo com atletas que já têm alguns anos de 1ª divisão, que contrariamente à maioria das equipas que vieram da 2ª Divisão gosta de jogar com a bola pelo chão, sendo bastante organizada defensivamente e muito eficaz na zona de finalização. Creio que de todas as equipas que subiram é a que tem mais hipóteses em se manter.

CA Corim
O Corim na época passada conseguiu reestruturar-se depois da saída de algumas das suas melhores jogadoras, e apesar de ter conseguido a manutenção com dificuldade, foi uma equipa que evoluiu durante o ano e acabou a época em crescendo. Atendendo a essa evolução e ao facto de terem subido 6 equipas da 2ª divisão, creio que partem na "pole position" para conseguirem a manutenção mais cedo que na época passada e realizarem um campeonato mais tranquilo.

EDC Gondomar
A Escola de Gondomar é, na minha opinião, juntamente com o Avintenses, Mindelo e S. Salvador um dos candidatos ao título de campeão, pois este ano volta a contar com Sónia Coelho que regressa de Espanha, além da contratação da promissora Mafalda (Ex-Alto de Avilhó), que juntando à base da época passada lhes dá perspectivas de poderem lutar pelo título. A EDC Gondomar é uma equipa com "escola" e com atletas experientes, e creio que novo treinador (Vitor Fonseca) também poderá ser uma mais-valia para que voltem novamente à luta pelo 1º lugar.

FC S.Romão
O S. Romão foi das melhores equipas que vi a jogar na 2ª divisão, contando com algumas atletas de qualidade e com experiência de 1ª divisão ao serviço do extinto P. Jovens Unidos. Será mais uma equipa que lutará pela manutenção, mas é, na minha opinião, das que melhor hipóteses têm de poder manter-se na 1ª divisão.

GD Covelas
O Covelas este ano será uma equipa mais forte que na época passada, pois tem mais soluções e experiência, aliadas à sua atitude agressiva na quadra, e por isso serão seguramente um dos "ossos duros de roer" podendo, juntamente com o Alfenense e Arreigada, lutarem pelos lugares do meio da tabela e até chegarem aos 5 primeiros classificados.

GDE Arreigada O Arreigada é outra representante de Paços de Ferreira, fazendo uso da sua típica garra como principal arma, aliada a uma organização e modelo de jogo bem definidos e algumas atletas de qualidade, principalmente a sua capitã, Carla. Para mim foi a equipa sensação da última época, pois na 2ª volta apenas perdeu 2 jogos com as duas primeiras classificadas e conseguiu chegar por mérito próprio à final da Taça. Creio por isso que este ano entrará mais forte e confiante e poderá ser muito importante na luta pelo título, visto que todos os anos roubam pontos ás candidatas. Na minha opinião, irão manter uma luta acesa com o Covelas e Alfenense pelo 5º lugar.

in acdmindelo.blogspot.com

OSSELA AF AVEIRO ATACA FORTE O TITULO DISTRITAL

Após falhar o objectivo da época passada na conquista do titulo distrital, o Ossela foi ao mercado e reforçou o seu plantel com jogadoras de referencia nacional. Uma delas, Juliana , ex- FC Vermoim e atual campeã nacional busca no campeonato de Aveiro uma nova experiencia.

O plantel 2011/2012 é o seguinte:

1-Liliana Correia (Pita)
2-Andreia (ex:Vermoim)
3-Jessi
4-Joana Fernandes
5-Viviana Ribeiro (Bicas)
6- Andrea
7- Juliana (ex:Vermoim)
8- Joana Leite
9- Joana Azevedo (ex:Villa Cesari)
10- Liliana
11- Sara
12- Daniela Terras (Dani)
13- Tânia
14- Filipa
15- Diana

Treinador principal: Tó Pacheco
Treinador adjunto: José Carlos Rego
Treinador de Guarda-redes: Renato Santos (Jokinha)
Massagista: Carlos Silva
Director responsável: Osvaldo Pinto
Técnico de equipamentos: Bruno Costa (Pataias) 

in gcrdeossela.blogspot.com 

domingo, 28 de agosto de 2011

REBORDÕES-AF PORTO NO REGRESSO AO TRABALHO


APRESENTAÇÃO A. R. REBORDÕES – FUTSAL FEMININO
ÉPOCA 2011/2012


24 De Setembro (Sábado) – Programa

Equipas Participantes:

·         A. R. Rebordões (A. F. Porto)
·         Santa Luzia F. C. (A. F. Viana de Castelo)
·         C. B. Mortágua (A. F. Viseu)

- 16:30 Horas: Presença das Equipas participantes em Rebordões – Vila das Aves (Santo Tirso).

- 17:00/ 17:05 Horas: Aquecimento das Equipas do 1º Jogo.

- 17:10/ 17:25 Horas: Apresentação do Plantel A.R. Rebordões 2011/2012

- 17:30/ 18:00 Horas: (1º Jogo) A. R. Rebordões vs Santa Luzia F. C.

- 18:00/ 18:30 Horas: (2º Jogo) Santa Luzia F. C. vs C. B. Mortágua

- 18:30/ 19:00 Horas: (3º Jogo) C. B. Mortágua vs A. R. Rebordões

- 19:45: Lanche para todos os intervenientes na Sede do Rebordões

Regras do Triangular:

1-       Os jogos têm a duração de 25 minutos corridos, sem intervalo.
2-       Cada equipa técnica tem direito a um tempo de desconto por jogo.
3-       Vitória: 3 pontos; Empate: 1 ponto; Derrota: 0 pontos.
4-       Em caso de igualdade pontual entre as equipas no final dos jogos, primeiro critério de desempate serão os golos marcados, segundo critério os golos sofridos, por último, a diferença de golos (goal avarage).
5-       No caso de expulsão por acumulação de amarelos a atleta pode competir no próximo jogo. Caso a expulsão se deva à exibição directa do cartão vermelho, a atleta não poderá competir no jogo seguinte.
6-       Não haverá distinção de troféus entre as equipas, apenas lembranças do evento para as mesmas.

PADERNENSE, CAMPEÃO DE ALGARVE INICIA TRABALHOS

Já se encontra definido a Pré-Época da equipa sénior Feminino do Padernense C.  Fica aqui o plano para a Pré-Época 2011-2012:
25/08= Inspecções médicas. (na sede do clube)
06/09= Inicio dos treinos, terças quintas e sextas das 20h30 às 22h00 pavilhão desportivo de Paderne.
17/09= Deslocação Aveiro. Convite para apresentação da equipa de Ossela.
18/09= Jogo de preparação em Lourosa a convite da Lusitânia de Lourosa.
24/09= Jogo de preparação em Paderne com Estrelas de Feijó.
01/10= Apresentação do plantel para época 2011/2012, com presença da Juventude de Evora.
09/10= Jogo de preparação no Feijó a convite da equipa Estrelas de Feijó

in padernensecfutsalfeminino.blogspot.com/
 

TAÇA IBÉRICA:PONTE OURENSE 9-2 FC VERMOIM

O FC Vermoim, campeãs nacionais, após uma dificil deslocação a Espanha e com pouco tempo de preparação em pré-temporada, não conseguiu impedir a derrota por 9-2 frente a Ponte Ourense, campeãs nacionais de Espanha. O caminho do futsal português faz-se percorrendo e ultrapassando obstáculos pouco a pouco, mas com toda a certeza estamos no caminho certo. Meninas parabéns por terem enfrentado esta luta, que é o do futsal Português. Por um futsal feminino por todos e para todos.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CONTRATAÇÕES: RITA MARTINS NO VALLADOLID ESPANHA


 Rita Martins, a mágica, transfere-se do SLBenfica para o Valladolid. 

Mais uma internacional portuguesa a apostar no futsal espanhol. 

Rita a representar a Seleção Nacional no I Torneio Mundial onde se sagraram vice Campeãs do Mundo.


No facebook de Montra de Talentos pode ler o seguinte: 'ÚLTIMA HORA: Após meses de negociações a Montra de Talentos que representa a Rita Martins, chegou a acordo entre todas as partes para uma das maiores transferências de um símbolo do futsal português. A capitã da seleção Nacional e do Benfica, Rita Martins vai jogar em Espanha no Valladolid. Um desafio especial. 

Depois da ida da Carla Couto para a Lazio, chegou a vez de outro nome sonante do desporto feminino aceita nova aventura. Enviados de Espanha estiverem reunidos em Portugal onde se chegou a um acordo e fica o agradecimento ao Benfica pela compreensão.'


Mais uma transferência badalada no futsal português, da responsabilidade desta incrivel empresa, Montra de Talentos, que tantas jogadoras de futsal e futebol tem ajudado nesta aventura que é a aposta em campeonatos onde o futsal e o futebol são carisma e são paixão.

Rita marcando um golo memorável da sua carreira contra a Seleção Campeã do Mundo.

in montra de talentos fb

TAÇA IBÉRICA: PONTE OURENSE X FC VERMOIM


Amanha, FC Vermoim tem uma dificil deslocação a Espanha, Ourense, onde vai defrontar o campeão espanhol de Futsal feminino Ponte Ourense CF para a tentativa da conquista da Taça Ibérica! Vamos torcer por estas meninas e pelo futsal Português!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

SANTA LUZIA APRESENTA-SE AOS SEUS SÓCIOS COM TORNEIO INTERNACIONAL



No dia 17 de Setembro, Viana do Castelo será mais uma cidade a receber um Torneio Internacional. Desta vez, o Santa Luzia Fc foi ao trabalho e conseguiu organizar o I Torneio Internacional Viana do Castelo, para apresentar a sua equipa 2011/2012 de futsal feminino ao seus sócios e simpatizantes. Este evento conta com a presença das Campeãs Nacionais de Futsal Feminino, o FC Vermoim, da AF Braga, o ACD Castanheira, 2º classificado da AF Viana do Castelo e o Club Poio FS, equipa que disputa a 2ª divisão em Espanha para onde a guarda redes internacional Daniela Ribeiro, ex- restauradores, se transferiu recentemente. Mais um evento de futsal feminino ao mais alto nivel. O magia do futsal congratula o Santa Luzia Fc-Af Viana do Castelo pela organização deste evento e terá toda a disponibilidade para a divulgação do mesmo.
Internacional Daniela Ribeiro, ex-restauradores

in soutelense.blogspot.com


IV TORNEIO QUADRANGULAR ACRS RIBEIRÃO-AF BRAGA


No dia 10 de Setembro, o ACSRS Ribeirão irá receber mais um conceituado torneio de futsal feminino com a presença das campeãs distritais de aveiro, o Novasemente, as campeãs distritais de Viana de Castelo, o Soutelense, e os campeões do distrito do Porto, Restauradores Avintenses. O evento terá lugar no Pavilhão gimnodesportivo Moinho de Vento e terá iniciu às 15h00. Se és de Braga e arredores dá lá um saltinho e apoia o futsal feminino. A entrada é livre.

in acrsribeirão.net63.net

MALDADES COM SABOR A MAGIA! ;)

Porque existem certas maldades que deveriam ser proibidas no futsal! Esta é com toda a certeza uma delas! Isto é magia do futsal! :)

Drª ÉRICA MONTEIRO: ENTORSE DO TORNOZELO

Entorse do tornozelo
A entorse é uma lesão que causa um estiramento ou ruptura de um ou mais ligamentos.
Este tipo de patologia traumática  pode afectar qualquer articulação mas sem dúvida que a entorse do tornozelo é a que ocorre na maioria das actividades desportivas nomeadamente no futsal. Sendo o inimigo número um dos desportistas mas também dos não desportistas/sedentários.
                                              
A estabilidade articular do tornozelo, tal como a de qualquer articulação corporal, resulta da interacção de factores anatómicos que lhe são próprios e que incluem fundamentalmente as estruturas capsuloligamentares e as massas periarticulares.
As estruturas ligamentares revelam-se importantes para a estabilidade articular do tornozelo quando este não sofre carga; durante o apoio plantar o factor que se revela mais importante é determinado pela configuração das superficies articulares e a forma como se articulam.

A articulação do tornozelo possui duas importantes estruturas ligamentares: uma interna- ligamento lateral interno ou ligamento deltóide; uma externa- ligamento lateral externo constituído por três feixes- feixe anterior ou lig. perónio-astragalino; feixe médio ou lig. perónio-calcaneano; feixe posterior ou lig. perónio-astragalino.

As lesões ligamentares do tornozelo podem ser classificadas de acordo com a sua localização ou com o mecanismo da lesão.

 Entorse por inversão: é a entorse mais comum, lesa principalmente os ligamentos da região externa.

Entorse por eversão:
É menos comum devido à anatomia óssea e ligamentar. Este tipo de entorse normalmente ocorre fractura por avulsão da tíbia antes que ocorra a ruptura de ligamentos deltóide.

                                     
As entorses de tornozelo são classificadas da seguinte maneira:
Grau I- ligamento preservado, processo álgico ligamentar e edema local.
Grau II-  ruptura ligamentar parcial, dor intensa, edema difuso e  hematoma.
Grau III- ruptura ligamentar total, dor intensa, instabilidade, edema difuso e hematoma.

Os sinais e sintomas das lesões dos ligamentos variam de acordo com a gravidade da lesão, os tecidos envolvidos e a extensão do seu envolvimento. Após qualquer traumatismo é importante que sejam feitos exames. 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ACDC- AF VIANA PREPARA-SE PARA O REGRESSO AO TRABALHO

ACDC PREPARA-SE PARA O REGRESSO AO TRABALHO

Com as férias a entrar na recta final, a equipa de Futsal Feminino começou, hoje, Segunda-Feira, pelas 21h, a preparar a próxima época. Este período preparatório prolonga-se até ao dia 1 de Outubro, altura em que está previsto, pela AFVC, realizar-se a 1ª jornada da Taça Distrital. 

Durante este período a a equipa irá realizar vários treinos e jogos de preparação para poder apresentar-se na melhor forma possível no início das competições oficiais. Tem já agendados alguns jogos de preparação, que a seu tempo serão anunciados, bem como o jogo de apresentação da equipa aos sócios e adeptos.

Para já o plantel conta com a base da época anterior, registando-se apenas as saídas da Maria João e da Jessica, estando já assegurados 5 novos reforços.

A equipa técnica é constituida pelo Luis Nogueira, treinador principal, tendo como adjuntos o Tiago Carvalho e o Ricardo Silva. Como Fisioterapeuta continuará a Isabel Pereira.

 in futsalcastanheira.blogspot.com

MONTRA DE TALENTOS E MAGIADOFUTSAL REALIZAM PROTOCOLO


Magia do Futsal e Montra de Talentos realizam protocolo para promover e divulgar o futsal feminino português e todas as atletas que esta enorme empresa representa. Atletas internacionais como Catarina Silva, Rita Martins, Pisko entre outras tantas praticantes de futebol já se deixaram representar por este emblema. E tu? Vais ficar de fora? Joga e faz magia e quem sabe não serás a próxima a ser representada por esta camisola?

ESCOLAS DE GONDOMAR AF PORTO PRONTOS PARA NOVA ÉPOCA

A Escola Desportiva e Cultural de Gondomar apresenta a sua equipa Feminina bem como o plano da pré-temporada que se inicia no dia 29 de Agosto.

29 Agosto - Inicio dos treinos Diários
3 Setembro - Torneio Cidade Lourosa com a participação Lusitânia Lourosa, ARD Vilamaiorense e Rede Jovem Mogege
10/11 Setembro – Torneio Associação Rede Jovem com a participação da equipa local, S. Salvador do Campo e AD Flaviense.
16 Setembro – Festa de Apresentação aos Sócios

EquipaTécnica:
 Vítor Fonseca - Treinador
David Amorim – Treinador Adjunto / G.R
João Paulo Cruz – Director Desportivo
Eugénio Alves – Audiovisual

Plantel:
Ana Adília, Anabela Cardoso, Andreia Nunes, Ana Magalhães , Carla Gonçalves, Eliana Ferreira (Ex: Alfenense), Erica Monteiro, Fernanda Moura, , Filipa Gomes, Liliana Alves, Mafalda Maia (ex: Alto Avilhó), Manuela Abreu, Raquel Costa, Rita Couto, Sara Vieira, Solange Costa, Sónia Coelho (ex: Poio Futsal).

CONTRATAÇÃO: PATRICIA SILVA NOS UNIDOS ESTAÇÃO-AF VISEU


Patrícia Silva é a mais recente contratação tendo em conta a nova época dos Unidos da Estação. Com 18 anos e natural de Pindelo dos Milagres (concelho de São Pedro do Sul), é uma jogadora tecnicamente evoluída e com uma larga margem de progressão, sendo mais uma aposta no futuro da equipa sampedrense. Esta nova atleta das pentacampeãs distritais, tem como experiência na modalidade as suas participações no desporto escolar. Na apresentação a direcção desejou à Patrícia as boas vindas e os maiores sucessos nesta sua nova casa.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Drª ÉRICA MONTEIRO: PREVENÇÃO DE LESÕES PARTE II



Estudos revelam que as mulheres jogadoras de futebol têm uma maior probabilidade(quatro a cinco vezes) de contrair lesão  e sem dúvida que as articulações acometidas são joelho e tornozelo. Existem inúmeras teorias explicativas para a mulher ser mais susceptível de lesão entre elas; os de factores hormonais; a anatomia estrutural da mulher...Para minimizar tais factos deveremos fazer uma avaliação rigorosa das mesmas e após a recolha  e interpretação deveremos realizar planos preventivos detalhados para cada uma das atletas (a implementação de um ou dois exercícios antes ou após o treino). 

Infelizmente no nosso país ainda não consegui encontrar dados estatísticos sobre patologias ocorridas no futsal feminino sendo esta uma modalidade com número elevadíssimo de atletas. Num levantamento que realizei num ano e com o histórico das atletas consegui fundamentar o que pretendia mas como devem imaginar existiram muitas variáveis.

Deixo algumas sugestões que gostaria de ver implementadas para que  existissem dados estatísticos da modalidade. Somente através do conhecimento do número, tipo e gravidade podemos introduzir programas de prevenção mais rigorosos.

A existência de um inquérito é fundamental. A história clínica deve ser detalhada e ser actualizada anualmente sobre as patologias ocorridas.Esse inquérito deveria ser fornecido no acto da inscrição da atleta ou descarregado pelos próprios  clubes.

Parâmetros para elaboração do inquérito:

Dados pessoais (nome, idade, morada...)
Registo de lesões, doenças, gravidez,...
Anos de prática da modalidade
Frequência de treinos

Questionário:
Doença crónica/ aguda recente/ cirurgia/ hospitalização
Histórico menstrual
Medicamentos utilizados regularmente
Vacinas

Componentes Físicas:
Altura/ Peso/ Composição corporal
P.A./ Pulsação
Análises (sangue e urina)
Acuidade visual
Avaliação dentária
Avaliação abdómen e pélvis
Avaliação detalhada de joelho e tornozelo pois existem alterações anatómicas que predispõem a atleta.

Outras dicas de prevenção:
  • Cada atleta deve ter o seu recipiente para beber água (evita o contágio de certas doenças)
  • Deverá existir hidratação antes e durante a actividade desportiva.
  • A alimentação durante a semana é muito importante tal como a alimentação do dia de competição.
  • O aquecimento deverá ser da responsabilidade e de acordo com a necessidade de cada atleta.
  • Realize  alongamentos antes, durante e após actividade física.

”Melhor prevenir do que remediar”