sexta-feira, 30 de setembro de 2011

AF PORTO: GONDOMAR EM VIDEO MOTIVACIONAL



EDC Gondomar é um clube que disputa o campeonato distrital de futsal feminino na associação do porto. É deles a realização deste video motivacional para a nova época que este fim de semana disputa a apenas a 2ª jornada. 

AF PORTO: MINDELO CONTRATA GR CARACOL


Caracol


Catarina Azevedo, mais conhecida por Caracol é o mais recente reforço da ACD Mindelo. A Guarda Redes de 23 anos que conta no seu curriculo passagens por CJ Malta, onde se sagrou campeã distrital da 2ª Divisão da AFP, FC Vermoim (Campeã Distrital da AF Braga, Taça da AF Braga e vice-campeã nacional) e que na última época representou Póvoa Futsal, vem assim suprimir uma lacuna do plantel, que contava apenas com três Guarda Redes, visto que o reforço Dulce por motivos profissionais acabou por não integrar o plantel vilacondense.


Pedro Silva:
"A Catarina é uma atleta com um potencial enorme e que apesar de jovem já tem bastante experiência competitiva, além disso, é muito aplicada e trabalhadora nos treinos, o que demonstra grande vontade de evoluir e progredir, o que satisfaz a toda a equipa técnica. É seguramente mais um excelente reforço na luta pelos nossos objectivos e temos a certeza que corresponderá às expectativas que nela depositamos."

in acdmindelo.blogspot.com

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

AF VISEU: 1ª JORNADA




Em Viseu, inicia-se este fim de semana o campeonato distrital. Unidos  Estação vão tentar de novo a conquista de mais um titulo para ter assim acesso à Taça Nacional. Será que haverá alguma equipa em Viseu capaz de se superiorizar à invencivel equipa Unidos Estação?

AF COIMBRA: 2ª JORNADA





Esta 2ª jornada na AF Coimbra já vão decorrer jogos em que algumas equipas se irão distanciar na luta pelo titulo distrital. Tocha vs Ourentã será um jogo a destacar assim como o Santa Clara vs Vilaverdense, o campeão distrital em titulo. Será que o Vilaverdense consegue conquistar os primeiros 3 pontos do campeonato?

AF LISBOA: 3ª JORNADA



Na AF Lisboa vamos ver se as equipas que ocupam os lugares cimeiros não perdem pontos e se atrasam na luta pelo titulo distrital. Quinta dos Lombos, SL Benfica e Del Negro tem aparentemente tarefa fácil este fim de semana mas no futsal tudo pode acontecer.

AF PORTO: 2ª JORNADA


Na 2ª Jornada do Campeonato da AF Porto o magiadofutsal realça os encontros entre Gondomar vs Salvador do Campo e o Covelas vs Alfenense. Serão com toda a certeza partidas equilibradas em que as equipas de tudo farão para conquistar os três pontos.

AF VIANA DO CASTELO: 1ª J DA TAÇA AFVC


Este sábado inicia -se na AF Viana do Castelo a Taça. Esta associação decidiu que iriram existir dois grupos. Grupo A composto por Santa Luzia, Soutelense, Esc. Monserrate, Cerveira Futsal e Castanheira. Este grupo é o designado grupo da morte pois existem 4 grandes aspirantes ao titulo e só duas vagas para tal. Santa Luzia que defronta o Soutelense será com toda a certeza o jogo da jornada. 


No Grupo B estão as equipas AD Fontão, Deucriste, ARA, Arcas futsal e Zona Fut. As duas duas melhores equipas de cada grupo passam ás meias finais. Será com toda a certeza um taça com emoção até ao final.


quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ARTIGO MÁGICO DE PEDRO DIAS: ELEIÇÕES NA FPF, UMA OPORTUNIDADE PARA O FUTEBOL E FUTSAL

    Pedro Dias Curriculo clica aqui

O futebol é indiscutivelmente o desporto colectivo com maior visibilidade e penetração na “cultura” desportiva do nosso país, e é considerado o desporto “rei” no mundo. Para suportar esta afirmação, poderíamos recorrer a aspectos meramente quantitativos, como, número de praticantes federados, de treinadores licenciados, de árbitros qualificados, de espectadores que assistem in locco aos jogos de futebol, na cobertura televisiva e de outros meios de comunicação, da fortíssima exposição nos meios de comunicação. 



Num estudo recentemente apresentado pelo governo Português, denominado: “estatísticas do desporto: 1996_2009”, publicado em Maio de 2011 pelo Instituto do Desporto de Portugal, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) surge no topo, com 28,1% (144106) da totalidade de praticantes desportivos federados em Portugal (512558), facto que, representa aproximadamente um terço dos praticantes desportivos federados em Portugal são praticantes enquadrados pela FPF, consideradas as 69 modalidades apresentadas no estudo. Curiosamente, a segunda entidade com maior número de praticantes desportivos federados é a Federação de Campismo e Montanhismo com 40492 praticantes federados, ou seja, menos de um terço dos praticantes federados da FPF.

Estes números expressam o nível de responsabilidade de uma organização desportiva com utilidade pública conferida pelo governo de Portugal, que gere os desígnios do desporto colectivo mais praticado no país e no mundo.


A FPF é a federação desportiva que apresenta o maior orçamento em Portugal, tendo no seu plano de actividades para 2010/2011 inscrito um orçamento de despesa a rondar os 37,8 milhões de Euros.

 Naturalmente, as eleições para os órgãos directivos da FPF, são por norma muito concorridas. O sufrágio decorrerá em Dezembro deste ano, estão 3 candidatos a presidente da FPF confirmados, poderão existir outros. A implantação e relevância social que o futebol e futsal apresentam no nosso país, transformaram a FPF numa organização “apreciada”, “reconhecida” e “apetecida”.



Candidato à FPF Fernando Gomes

Por falar em eleições, o que é que a família do “futebol e futsal” vivenciará nas próximas semanas? O que terá de acontecer para que esta oportunidade não seja perdida? Nada de mais, o escrupuloso compromisso de cada candidato com a “base” da democracia representativa e um programa de acção que coloque o focus num quadro operativo centrado no produto (jogo de futebol), nos clientes e no crescimento. 

A família do “futebol e futsal” necessita que nesta Eleição, seja feita a escolha, por sufrágio, de “líderes” par




































a ocupar cargos na FPF, que terão a responsabilidade e obrigação, de apresentar um programa escrito, amplamente divulgado, onde todos percebamos as intenções, projectos e compromisso de cada candidato e respectivas listas, que devem verter de forma clara aquilo que se propõem executar, ou seja, apresentar o seu plano. 

Cada candidato deve expor de forma objectiva o seu plano para o “futebol e futsal”, explicando de forma detalhada o conjunto de medidas que pretende implementar para alcançar os objectivos que definiu. 

Candidato à FPF António Sequeira

As medidas que constam do plano de cada candidato, devem expressar de forma inequívoca quais os meios e de que forma serão utilizados para alcançar os objectivos, sendo que, os objectivos de cada candidato, têm de ser esclarecedores quanto aquilo que ele pretende alcançar quando realizar as acções integradas nas medidas que definiu.

Esta será, na minha opinião, a única forma das eleições na FPF se converterem numa oportunidade para o Futebol e Futsal.

 

No contexto actual, uma organização desportiva como a FPF, organismo com utilidade pública e elevada responsabilidade social, necessita de reorientar a sua estratégia, dando claros sinais que as boas práticas de gestão em organizações desportivas são o farol que orienta a organização. Focar a actuação da organização, comunicar e divulgar os valores da organização, ter uma estratégia definida, orientar a actuação na prestação de serviços, reforçar a marca e o nível de envolvimento dos parceiros, promover “mudanças”, estabelecer objectivos/metas que possam ser quantificadas, de forma que, todos possamos perceber qual é o caminho, sem dúvidas!

A FPF necessita claramente de se Focar, através da definição clara do seu quadro operativo, onde: clientes, produto (competição/jogo de futebol e de futsal) e crescimento são factores essenciais para o sucesso do futebol e futsal, e consequente, da organização (FPF). 

Candidato à FPF Soares Franco



A estratégia dos candidatos à liderança da FPF é crucial. O programa dos candidatos a “líder” da FPF, têm de ter a força e carisma necessários para conduzir a estrutura que gere o futebol e futsal, a seguir a estratégia definida, sem rodeios. Uma equipa sem um plano de jogo dificilmente conseguirá bons resultados



A Mudança: uma federação desportiva tem de ser uma estrutura dinâmica, que de uma forma transparente e aberta, encontra soluções no equilíbrio, na regulação da sua relação com as suas estruturas de base, com o mercado/públicos para onde tem de estar orientada, ajustando-se constantemente às mudanças da sociedade.

Faço votos de que as eleições na FPF sejam uma oportunidade para o Futebol e Futsal.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

4ª EDIÇÃO CAMPEONATO SUL-AMERICANO FUTSAL FEMININO


A seleção brasileira de futsal feminino, que disputará a quarta edição do Campeonato Sul-americano a partir do dia 07 de outubro, e apresentou-se ontem, terça-feira (27/09) no Centro de Treinamento Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza-CE. A equipa treina até o dia 04 de outubro, quando embarca para a Venezuela, o Pais anfitrião. O Campeonato Sul-americano será disputado na cidade de Maracay, região centro norte do país. São dez seleções nacionais envolvidas, divididas em dois grupos.

No Grupo A
Venezuela
Argentina
Chile
Uruguai
Peru

No Grupo B
Brasil
Bolívia
Colômbia
Paraguai
Equador

Duas equipas de cada grupo avançam para as meias finais da competição. A final está programada para o dia 14 de outubro. A estreia brasileira será no dia 07 de outubro diante da Bolívia. Segundo o técnico Vander Iacovino, a ansiedade e a pouca informação sobre o adversário serão obstáculos que a equipe enfrentará. "O primeiro jogo sempre é aguardado com mais expectativa, o que é normal. Não temos muitas informações sobre a Bolívia e isso no começo da partida deve gerar certa dificuldade".          

Confira a convocatória da seleção brasileira para o Sul-Americano feminino:



Guarda Redes
Jozi – CD Burela FS (Espanha)

Giga – Unochapecó/NTozzo/Aurora

Júlia – Kindermann/Uniarp/GGnet



Fixas

Desirrê – Kindermann/Uniarp/GGnet

Taty – Unesc/FME/Cri Construções

Cilene – Barueri /Palmeiras/Jaguaré 



Alas
Neguinha – Nacional Gás/Unifor 

Marcela – Unesc/FME/Cri Construções

Jessiquinha – Barueri /Palmeiras/Jaguaré

Jessíka – Unochapecó/NTozzo/Aurora

Vanessa – Unochapecó/NTozzo/Aurora



Pivôs
Jú Delgado – FS Mósteles (Espanha)

Lú – Kindermann/Uniarp/GGNet 

Cely – Unochapecó/NTozzo/Aurora



in CBFS

AF VISEU:UNIDOS DA ESTAÇÃO VENCEM SUPERTAÇA

Unidos da Estação vs. GD Penedono
3-3 (3-0 após g. penalidades)


Num jogo impróprio para cardíacos, na estreia da Supertaça do distrito Viseu e numa organização a servir de exemplo por parte da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, os Unidos da Estaçao venceram e conquistaram o 9º título distrital. Parabéns à equipa vencedora!

AF PORTO: COVELAS INDIGNADO COM ARBITRAGEM


O campeonato ainda agora começou e as arbitragens já se discutem nos clubes! Desta vez é o GD Covelas que se sentiu profundamente prejudicado pela dupla de arbitragem no jogo deste fim de semana contra o S. Salvador do Campo. Veja aqui a crónica do jogo polémico.


‘Quem esteve em Vila das Aves viu um bom jogo de futsal arbitrado por uma dupla bastante limitada de árbitros. Alias, interrogamo-nos como podem arbitros destes terem conseguido tira o curso de arbitragem. Permitiram de tudo, desde agressões, empurrões, cargas de ombro, enfim, tudo era legal por parte das meninas do S. Salvador. Irónico, é que apenas as Covelenses atingiram as cinco faltas, fruto da habilidade desses senhores. Assim, arriscamo-nos a dizer que dificilmente alguém ganhará em S. Salvador. Uma equipa equilibrada, mas bastante dura. No entanto as pupilas de Miguel Reis nunca baixaram os braços e tiveram de lutar contra 7 em campo.

Apesar de ter sofrido dois golos logo no ínicio do primeiro tempo, a equipa da Trofa conseguiu equilibrar o jogo e por Fatinha reduziu para 2x1. Animadas, as Covelenses encostaram às cordas o S. Salvador, mas uma desatenção defensiva, Clara sofre o terceiro. Num golpe de mestria, Mister Miguel lança para o campo Andreia Rego com a missão de anular as subidas de Carla Vanessa que estava a fazer a diferença no jogo, porém Andreia foi mais além do pedido e numa arrancada pela ala direita disfere um remate sem hipoteses para aguardiâ adversária e faz o 3x2, resultado que terminaria a primeira parte.

Na segunda metade começa o show da arbitragem com erros atras de erros, para sermos mais ilustrativos, o árbitro secundário apitou todas as faltas do encontro e ainda advertiu o treinador das Trofenses, o suposto, árbitro principal, apenas apitou por quatro vezes em todo o encontro e para assinalar os descontos pedidos pelos treinadores. Impressionante como foram premissiveis ao ponto de deixarem as meninas de S. Salvador usar jogo perigoso e duro e sancionar todas as faltas ao Covelas, enfim. No entanto não deixou de ser um jogo emotivo, já nesta metade, o S. Salvador ainda consegue mais um golo, numa falta inexistente, deixando o animo das Covelenses um pouco abalado. 

Mas as meninas da Trofa venderam cara a derrota e numa subida de Marta pela ala direita, evita a que a bola saia pela linha de fundo colocando-a no segundo poste onde, sozinha, Fatinha faz o seu segundo golo, terceiro das Covelense, pondo o resultado final em 4x3. Jogo intenso, com muita adrenalina à mistura e uma péssima arbitragem onde claramente a equipa da casa foi favorecida, o Covelas não foi inferior ao seu adversário. O Covelas mostrou que está mais forte esta época e só mesmo com estas habilidade é que os vergarão.’


in grupodesportivocovelas.snappages.com

JOGO DAS RAPARIGAS: JANTAR DE HOMENAGEM ÀS 1ªs INTERNACIONAIS


Em 2011, a Associação Portuguesa Mulheres e Desporto (APMD), com o apoio da Comissão para a Igualdade de Género (CIG) e da Federação Portuguesa de Futebol, assinala os 30 anos do 1º jogo da Selecção Nacional de Futebol, realizado no dia 24 de Outubro de 1981, em Le Mans (França), frente à selecção francesa, e o 1º jogo da Selecção Nacional de Futsal, realizado no dia 13 de Outubro de 1997, em Lisboa, frente à selecção australiana.
Esta homenagem às jogadoras das primeiras selecções nacionais será efectuada através de um jantar convívio, no restaurante Monte Aventino, no Porto, na noite de 4 de Outubro de 2011. Este momento solene de homenagem vai contar também com uma exposição com fotografias, recortes de jornais e imagens televisivas destas primeiras selecções nacionais. Trata-se, no fundo, de um reconhecimento público às jogadoras das primeiras selecções.

24.10.1981 | França 0 - 0 Portugal
Alice Ribeiro (Boavista FC), Paula Freitas (Boavista FC), Eva (C.C.D. Coelima), São Azevedo (Boavista FC), São Tato (Leixões SC), Tisa (C.C.D. Coelima), Fátima Azevedo (Boavista FC), Alfredina (Leixões SC), Ana Paula Lessa (Boavista FC), Isabel Santos (Boavista FC), Sílvia (Boavista FC), Gena (Futebol Clube Foz), Emília Coelho (C.C.D. Coelima), Olívia (Boavista FC), Cidália (C.C.D. Coelima), Albertina (Boavista FC).
José Pacheco (Treinador), Eng. Hélder Rocha (FPF), Noémia (Interprete), Elisabete Freitas (Médica), Fernanda Losana (Massagista)

10.10.1982 | Suiça 2 - 0 Portugal
Gena (Boavista FC), São Tato (Boavista FC), Eva (Boavista FC), Alfredina (Leixões SC), Paula Freitas (Boavista FC), Tisa (Boavista FC), Adelaide (CF União Coimbra), Fátima Silva (Boavista FC), Isabel Santos (Boavista FC), Ana Lessa (Boavista FC), Fátima Pinto (Boavista FC), Seabra (Aliados FC Lordel), Cristina Viseu (CF União Coimbra), Gracita (CF União Coimbra), Conceição Cerqueira (Fortis), Isabel Portugal (Fortis)
José Pacheco (Treinador), Eng. Hélder Rocha (FPF), Isabel Araújo (Médica), D. Leonor (Secretária), António Luís (Director)

13.10.1997 | Portugal 8 - 1 Austrália
Sofia Grave (AC Alecrim da Serra), Regina Seixas (CD Ourense), Ana Costa (GDR Os Lobinhos), Célia (Rebordosa AC) Carla Sousa (Univ. Fernando Pessoa), Elisabete (Lugares Unidos), Tânia  Pinto (Cap.) (CF Sassoeiros), Ana Pimentel "Pima" (CF Sassoeiros), Sílvia Valoroso (GCD Del Negro), Catarina Cancels (GCD Del Negro), Guida Guerreiro (GDR Os Lobinhos), Ana Caetano (GCD Del Negro), Cláudia Diogo (Univ. Fernando Pessoa), Cláudia Silveira (GCD Del Negro), Daniela Silva "Tuxa" (AC Alecrim da Serra), Ana Costa "Anita" (CF Valadares)
Carlos Silva (Treinador), Ana Maria Neves, Ana Almeida (Fisioterapeuta), Dr. Pinto Pais (Médico), Susana Varanda (Secretária)

in jogo das raparigas

AF LISBOA: DEL NEGRO, SL BENFICA E QUINTA DOS LOMBOS EM 1º

Del Negro, Quinta dos Lombos e SL Benfica continuam invenciveis no campeonato distrital de futsal feminino da AF Lisboa. Destes sérios candidatos ao título só Quinta dos Lombos sentiram mais dificuldades em ultrapassar o adversário vencendo pela diferença minina 2-1.


Fiquem aqui com o video das campeãs distritais, Quinta dos Lombos que defrontou o Arneiros e venceu por duas bolas a uma.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ENTREVISTA: PROF. ANDRÉ TEIXEIRA

André Teixeira, figura emblemática do futsal feminino em Portugal está de Parabéns! Nascido em 1976 desde cedo se aventurou pelas quadras de futsal. Aos 18 anos estreou-se como Treinador Principal da equipa de futsal feminino Alto de Avilhó, com a qual em 02/03 conseguiu trazer o primeiro título de futsal feminino nacional para uma equipa da AF Porto. Licenciado em Educação Fisica na FCDEF Universidade do Porto, André Teixeira não se acomodou e procurou a evolução pessoal no que diz respeito ao futsal e atualmente detêm o Nivel IV de Treinador. É também formador da Associação Nacional de Treinadores Futebol desde 2000 e em 2010 foi selecionador nacional de futsal feminino Universitário sendo Vice- Campeão Mundial. Pelo meio da sua carreira treinou clubes como o Joarte, Miramar, Braga e Arsenal Parada sendo atualmente treinador do AR Restauradores Avintenses com o qual atingiu em 08/09 de novo o Título Nacional de Futsal Feminino. O magiadofutsal foi ao seu encontro para uma pequena entrevista. Aqui ficam as suas palavras.


Quem é o André Teixeira?
O André é uma pessoa simples, simpática, divertida e teve a sorte na vida de fazer quase somente o que gosta.

Quando começou essa paixão pelo futsal feminino?
Se eu estou no Futsal devo-o á minha irmã e atleta Bela, pois com 18 anos o Alto de Avilhó feminino ficou sem treinador e ela perguntou-me se eu não gostaria de dar uma ajuda, visto que estudava na faculdade de desporto. O convite foi aceite e a partir daí penso que já não consigo ver o André sem Futsal.


Mas o magiadofutsal sabe que o André tem outra paixão...o fado.. como surgiu na sua vida?
Pois essa é outra paixão, o Fado e o Futsal têm a mesma importância embora tento sempre fazer as duas, mas por vezes é complicado, e ter de optar em caso de coincidência de datas e horas é muito complicado, mas lá vou conseguindo. O Fado surgiu na minha vida através do meu pai que é guitarrista há 35 anos, que me colocou a tocar com ele durante vários anos e até agora nunca mais parei.


Fez uma interrupção no feminino e experimentou outras quadras... desta vez no masculino... quer-nos partilhar essa experiencia?
Todas as experiencias são boas pois tiramos sempre algumas lições positivas, o masculino e a formação foram 2 etapas que me marcaram bastante. Comecei no Alto de Avilho, clube da minha freguesia, e depois passei para o masculino em 2003 com 23 anos, treinando a Joarte. Como tudo na vida as pessoas precisam de crescer com as atapas que se deparam, e eu cresci muito na Joarte, depois no Miramar e no Braga. Ganhei títulos, aprendi com os dirigentes, atletas, etc. Mas não posso esquecer uma pessoa que me marcou imenso o mister ZEGO com quem aprendi imenso e partilhei 2 anos de experiências de Futsal e também de Fado pois era um amante da nossa musica tradicional.


Porquê voltou ao futsal feminino?
O regresso ao Futsal Feminino surgiu numa conversa  "brincadeira" em plena Queima das Fitas de 2008. Onde nos juntamos (eu a algumas das actuais e ex-atletas do clube) a conviver e o tema da conversa era "temos de nos juntar para fazer uma equipa competitiva para vencer o Nacional", e foi assim que surgiu a oportunidade nos Restauradores, através de um Sr. a quem o Futsal Feminino muito deve, Fernando Oliveira actual presidente do clube.


Já está nos restauradores à 4 anos.... como descreve este este projeto?
Olha quando cheguei ao clube, deparei-me com um certo número de questões que teriam de ser reformuladas, pois se queríamos uma equipa campeã, teríamos de dar condições para as atletas fazerem um bom trabalho, e tive de reestruturar algumas questões para que o clube fosse campeão no presente e no futuro, pois o nosso objectivo não era só para um ano. Contratamos muito bem, fomos construindo uma equipa, atribuimos um caracter á equipa e uma filosofia, hoje quem chega aos Restauradores encontra um clube muito organizado em todas õs departamentos. Investimos na imagem do clube, treinadores e atletas, reestruturamos a formação, ou seja investimos no futuro. Este ano a média de idades é de 21 anos e este clube tem um futuro risonho á sua frente. Neste momento somos um clube de referência a nível nacional e internacional, jogadoras banais noutros clubes neste momento são referências nacionais e com propostas de outras ligas, temos um departamento técnico e médico com uma qualidade acima da média, odiados por uns amados por outros, mas uma coisa é certa iremos trabalhar sempre nos limites pois o Futsal Feminino merece.


Os restauradores Avintenses nas duas ultimas épocas foram eliminados bem perto das finais nacionais...o que acha que falhou?
Analizando os 2 jogos penso que o Vermoim mereceu vencer a eliminatória e mereceu o título nacional, também um clube de referência nacional e internacional que tem feito um trabalho excelente para o Futsal Feminino. No 1º jogo penso que as 2 equipas se respeitaram em demasia daí o empate justo, e no 2º jogo só fiquei triste por não poder ter toda gente disponível a 100%, pois a Katy não pode estar na Taça Nacional, A Marlene e a Tânia por lesão não estavam bem, e ficamos limitados, mas mesmo assim a 1ª parte foi decisiva para o desfecho final. Poderiamos ter passado mas penso que ganhou a equipa mais experiente.


Quais são os objetivos dos Restauradores para esta época?
Os objectivos são claramente os mesmos, ganhar o titulo Distrital para ter acesso á Taça Nacional e depois procurar vencer o Título Nacional.

Falando um pouco sobre o futsal feminino, como define 'o ponto' em que se encontra o atual futsal feminino português?
Eu já não sei sinceramente, pois por vezes penso que estamos a progredir, depois vejo a qualidade das equipas e penso que se calhar não, enfim na Taça Nacional existe competitividade mas os Distritais na sua maioria as melhores equipas têm 3 ou 4 jogos competitivos. Precisamos urgentemente de reformular os quadros competitivos ou então não damos o 'TAL' passo em frente de que andamos a falar à cerca de 10 anos.


Acredita que a FPF pode intervir de alguma forma para que possa aumentar a competitividade que todos os treinadores acreditam faltar no atual quadro competitivo? Como?
Acredito que sim claro, só podem ser as associações e a federação a fazer com que o Futsal na sua vertente feminina evolua. Se analizarmos as Taças Nacionais nos últimos 5 anos, as melhores equipa têm condições para disputar jogos noutros distritos. Conheço equipas que vêm jogar ao Porto e vem 1 dia antes, vejo nas pré temporadas equipas que vão jogar a outros distritos bem distantes e conseguem transporte, almoço etc, condições essenciais para poderem competir com as melhores. Se o nível subisse o feminino tornavasse muito mais atractivo, melhores treinadores logo melhores atletas e melhores jogos, com melhores jogos, mais público, mais publico logo mais apoios, é logico parece-me. Portanto precisamos de outro quadro competitivo onde as melhores possam jogar com as melhores.


Nestas ultimas épocas assiste-se a um decréscimo do número de equipas inscritas nas associações de futsal por todo o país... como podemos combater esta diminuição?
Pelas razões acima referidas, as atletas e treinadores estão fartos do mesmo, onde vamos buscar motivação para começar a época em finais de Agosto e ter jogos competitivos em Abril. É muito complicado, se não reformularmos os quadros competitivos qualquer dia o futsal feminino é só pra divertir e com os amigos.


O André acha que a evoluçao do futsal feminino só depende da alteração dos quadros competitivos?
A alteração dos quadros iria impulsionar muitas outras coisas como já referi em cima, mas é claro que não chega, penso que os clubes têm de melhorar a sua estrutura, penso que a formação de treinadores é um assunto muito sério no feminino, pois ainda existem muitos "habilidosos" a treinar as miudas, pois pensam que para o feminino qualquer pessoa serve, é errado. Os dirigentes têm de contratar treinadores de qualidade se querem que as suas equipas vençam mais vezes, não chega só contratar jogadoras de qualidade, ajuda mas não resolve tudo. As miudas são como os rapazes, aprendem igual, executam igual, mas como tudo na vida quando não sabem têm de ser ensinadas. Ninguém joga um jogo que não conhece, é preciso ensinar a jogar Futsal e não Futebol em espaço reduzido.


Como acha que podemos tornar o futsal uma modalidade com a visibildade nacional que tantas as atletas e treinadores reinvidicam ao longo dos anos?
Só conquistamos o nosso espaço com bons espectaculos. Todo o bom espectaculo arrasta mais gente, e temos o exemplo da nossa Taça Nacional que tem os pavilhões quase sempre cheios, porquê? Porque as equipas são boas, jogam um futsal atractivo, e tem bons treinadores, logo as pessoas deslocam-se aos pavilhões e quase sempre vêm bons espectaculos desportivos. E temos também de investir na imagem do clube pois penso que hoje em dia é muito importante e tras retorno evidente.

Umas últimas palavras para as atletas e treinadores desta modalidade apaixonante que é o futsal?
A todos os que trabalham no feminino e para o feminino, tentem ser todos os dias um pouco melhores, e procurem os vossos erros e pontos fracos para colocar esta vertente ao mais alto nível competitivo, se é possivel? eu penso que sim mas só com muito esforço e dedicação por umas causa. Ás atletas gostaria que por vezes não fossem o principal entrave á evolução do Feminino, pensem sempre em evoluir e treinar melhor em cada dia que passa, todos melhoramos com isso.


A equipa do magiadofutsal agradece toda a disponibilidade do prof. André Teixeira para esta entrevista e desejo todo o sucesso para a sua época desportiva. 

Magiadofutsal: 'Por Um Futsal Feminino Por Todos e Para Todos!'

domingo, 25 de setembro de 2011

futsal-porto-distrital no magiadofutsal!


Os resultados e classificações de todos os resultados da 1ª Divisão Futsal Feminino do Porto serão acompanhados através do fabuloso site do Sr. Artur Moreira. O projeto que este desenvolveu para o futsal e futebol no distrito do Porto finalmente tomou a dimensão que sempre o mereceu! Um bem haja para este senhor e toda a sua equipa de trabalho e que este novo projeto tenha muito sucesso são os votos da equipa do magiadofutsal!

AF AVEIRO: NOVASEMENTE CILINDRA AZAGÃES

Em Aveiro a jogada inaugural não trouxe qualquer surpresa. Os candidatos ao titulo como o Ossela ou Vilamaiorense e o campeão distrital Novasemente venceram os seus oponentes diretos com mais ou menos dificuldade. Este será outro campeonato que o magiadofutsal acompanhará com toda a atenção. Fique atento!

AF COIMBRA: CAMPEÃO DISTRITAL VILAVERDENSE PERDE EM JORNADA INAUGURAL

                                   www.clubefutsal.com
Em Coimbra a jornada inaugural teve uma pequena surpresa! Vilaverdense, tri campeão distrital de futsal feminino do distrito de Coimbra deslocou-se ao serpinense para sofrer uma derrota por uns claros cinco golos sofridos e dois marcados. Já o CD Ourentã não teve qualquer problema em dizimar o GD Almas por uns claros 8-0. Tudo indica que vai ser um campeonato renhido do inicio ao fim! Futsal ao mais alto nivel! Por Um Futsal Por Todos e Para Todos!

AF PONTA DELGADA: SANTA CLARA VENCE 2ª MÃO DA SUPERTAÇA


2ª Mão da SuperTaça da AF Ponta Delgada

Santa Clara 9 - 0 Atalhada




Santa Clara conquista assim o primeiro Titulo da Época. O magiadofusal congratula estas mulheres que lutam pelo desporto que amam! Por Um Futsal Por Todos e Para Todos!

AF PORTO: MENINAS DE AVINTES VENCEM GRANDE DÉRBI


Prof. André Teixeira e as meninas de Avintes foram ontem a vila de Conde vencer o grande dérbi da 1ª Jornada do campeonato distrital do Porto. Restauradores Avintenses conseguiram uma vitória por uns claros cinco golos sem resposta por parte das meninas do Mindelo. O Mister Pedro Silva bem tentou contrariar a supremacia imposta pelas meninas de avintes mas estas não permitiram qualquer tipo de resposta da onfensiva do mindelo deixando assim um claro aviso a toda as equipas do campeonato do Porto que está neste campeonato para ganhar tudo de novo. De salientar o enorme número de pessoas que assistiram a este jogo de futsal ao mais alto nivel no feminino! Por Um Futsal Feminino Por Todos e Para Todos!