sábado, 17 de março de 2012

ARTIGO MÁGICO: SELEÇÃO DISTRITAL DE 'FUTEBOL' ?


Selecção Distrital Futebol Feminino Sub-17 
-15 Jogadoras de Futsal e 1 Jogadora de Futebol-

Este artigo não é uma guerra de modalidades ou entre modalidades e muito menos entre pessoas. Isso, seria descer ao nível demasiado baixo da AFVR-Associação de Futebol Vila Real e da FPF-Federação Portuguesa de Futebol.

Esta iniciativa da AF Vila Real, não é mais do que um tratamento desportivo vergonhoso em relação ao género, desrespeito pelo trabalho e ambiente desportivo e competitivo de equipa, desrespeito pela liderança e metodologia do treinador, e por último trata de forma excessivamente ignorante o desporto enquanto espaço e meio de opção para estilo de vida saudável de cada praticante.
Diogo Cão - Campeão Distrital 2011/2012 da AF Vila Real

A adesão ou não dos Clubes a esta iniciativa da AFVR, não é mais do que uma clarificação em relação à qualidade da oferta e da organização desportiva que cada um proporciona as suas jogadoras. Bem como à honestidade e competência com que desempenham o seu do objecto social e desportivo na comunidade local a que pertencem.

Determina também o modelo organizativo dos Municípios, no apoio ao Associativismo Desportivo, e consequentes obrigações de fiscalização da aplicação das verbas atribuidas, fiscalização dos respectivos processos desportivos e pela exigência de relatórios comprovativos da actividade desportiva planeda e realizada.

O envolvimento da FPF, é implicito nesta actividade da AF Vila Real, o que lamento profundamente por se tratar de modelos organizativos de uma anterior Direcção da FPF, que não deixa saudades a ninguém no âmbito do desenvolvimento desportivo, a nível local.

Se esta selecção distrital, é formada para eventual implementação nacional de uma cópia de um eventual qualquer modelo desportivo, desde já afirmo que é um acto profundamente ignorante porque não tem em consideração a cultura desportiva e social do País, real, neste caso local.

Pelo ordenamento de consequências e responsabilidades, este documento é somente a divulgação pública de uma posição contra decisões que toldam negativamente o saber, o conhecimento e a competência desportiva. Decisões que prejudicam clara e objectivamente o Praticante/Atleta/Jogadora, enquanto núcleo central e principal motivação da organização e dinamização de qualquer actividade desportiva contínua organizada, orientada para a formação ou competição.


Em relação à convocatória nº1 da AFVR-Selecção Distrital Sub 17 – Futebol Feminino, ficam as seguintes perguntas:

  1. AFVR e FPF, devem esclarecer se estão verdadeiramente interessadas na organização e dinamização do futebol feminino e futsal feminino, enquanto modalidades desportivas federadas, em ambiente que dignifique o desporto e as duas modalidades?

  2. AFVR e FPF, devem esclarecer se aceitam e respeitam a opção das jogadoras quanto à modalidade escolhida para a prática desportiva regular/contínua?

  3. AFVR e FPF, se têm noção das diferenças que existem nos processos de ensino/aprendizagem entre as duas modalidades e dos diferentes tipos de dificuldades que vão colocar desnecessáriamente a cada jogadora/respectivo treinador?


  4. AFVR e FPF, se têm noção das diferenças que existem no desenvolvimento das capacidades psico-motoras nomeadamente ao nível da natureza dos esforços realizados e sistemas energéticos solicitados entre as duas modalidades, bem como no âmbito das dificuldades e conflitos de compreensão provocados desnecessáriamente à jogadora/respectivo treinador?

  5. AFVR e FPF, se têm a noção das interferências negativas e dos problemas que vão criar ao ambiente formativo e desportivo da cada jogadora/colegas/treinador (a)?

  6. AFVR e FPF, devem esclarecer se estão verdadeiramente interessadas em dinamizar as modalidades federadas da sua jurisdição segundo processos de intervenção que contribuam clara e objectivamente para uma cultura e organização desportiva que fomente a educação desportiva sustenrtada em valores que fomentam, dignificam e promovem a pessoa humana?

  7. Porque motivo a AFVR e FPF, não organizaram e dinamizaram esta selecção distrital sub 17 futebol feminino, tendo como base de captação e recrutamento de jogadoras o Desporto Escolar do Distrito de Vila Real?

As minhas certezas!..
Não tenho dúvidas em afirmar que o Desporto Escolar, seria a melhor opção desportiva e social para promover o futebol feminino e outras modalidades, até, porque, entre outros beneficios traria mais PRATICANTES FEMININOS para a prática desportiva regular. Pergunto, porque não foi feito?..

Não tenho dúvias em afirmar, que há tantos ou mais talentos no Desporto Escolar, como nesta convocatória da AF Vila Real. Não tenho dúvidas em afirmar, que não é ético, técnica e desportivamente aceitável, que um coordenador distrital das selecções da AFVR, convoque jogadoras que não conhece, para orientações desportivas diferentes, em pleno quadro competitivo de futsal, retirando-as da sua actividade desportiva regular semanal.

Não tenho dúvias em afimar, que as mulheres de Vila Real interessadas no desenvolvimento desportivo, devem concorrer aos Órgãos Sociais da AFVR, porque só dessa forma é possível afastar a ignorancia e incompetência sócio-desportiva desta estrutura desportiva. É claro, que a transferência entre modalidades de jogadoras que manifestem essa vontade deve fazer-se com critério e sentido de responsabilidade tendo sempre em consideração o interesse imediato e a prazo da jogadora.

As minhas dúvidas?...
Foi pela necessidade ou dificuldade de realizar unidades de treino para proporcionar organização básica a jogadoras e equipa, que não optaram pelas jogadoras do Desporto Escolar?

Foi pelo trabalho que dava procurar jogadoras interessadas no Desporto Escolar, em praticar futebol no Desporto Escolar? Foi para assegurar eventuais resultados/prestações positivos imediatos à custa de jogadoras e treinadores, com uma formação desportiva que não fizeram?

Enquanto agente desportivo criei grandes expectativas nas últimas eleições para a FPF, por acreditar que a realidade da organização básica do futebol/futsal de ambos os géneros em Portugal, iria mudar. Acreditei, numa mudança, que por simpatia do nível de organização, exigência e qualidade do acto desportivo da FPF, não permitisse deliberações e procedimentos tão básicos ao nível das Associação de Futebol, como este da AF Vila Real. Em quem devo acreditar?

Vila Real, 15 de Março de 2012
António Camilo Martins Teixeira
Treinador Desportivo/Nível III Futsal e Nível II F11

Sem comentários:

Enviar um comentário