quarta-feira, 14 de março de 2012

ENTREVISTA: SOFIA VIEIRA

Sofia Vieira, Internacional de Futsal e Futebol e jogadora/estudante na Universidade Alicante.

Bem vinda ao magiadofutsal....

Quem é a Sofia Vieira?
Sou uma desportista de 24 anos, que actualmente joga futsal em Espanha na equipa da Universidade de Alicante. A nível académico sou licenciada em Ciências da Actividade Física e do Desporto(Universidade Autónoma de Madrid) e neste momento estou a realizar um mestrado em Rendimento desportivo e saúde (Universidade Miguel Hernández).

Fala-nos um pouco do seu percurso até ao momento Sofia?
 Como a maioria das jogadoras iniciei a prática do futebol com familiares e amigos/as na rua. O meu primeiro clube a nível federado surgiu aos 11 anos, Alcobertas FC, depois seguiu-se a futescola de Rio Maior, o C.D. Cartaxo, Academia Torrejana, S.L. Benfica, FSF Mostoles, Atlético de Madrid (futebol 11), Atlético de Madrid Navalcarnero  e agora estou na Universidade de Alicante.

Como é que o futebol entrou na sua vida?
O grande responsável pela entrada do futebol na minha vida foi o meu irmão. A minha infância foi repleta de desporto, principalmente de futebol, sempre tive um grande interesse por praticar e por saber tudo sobre a modalidade. Assistia regularmente aos jogos de todas as ligas europeias e a necessidade de obter informação sobre os jogadores, as equipas e as seleções era uma constante na minha vida.
 
Estava no atletico de madrid na época passada e esta época transferiu-se para o Universidade Alicante? Porquê a mudança?



 A equipa da Universidade de Alicante apresentou-me um projeto interessante, e a nível académico proporcionavam-me a possibilidade de estudar. Foi sobretudo uma aposta na continuidade da minha formação na área do Desporto conjugada com o desafio de manter na primeira divisão uma equipa que acabava de subir, e por outro lado, trabalhar com um dos melhores treinadores espanhóis, Carlos Navarro, foi também um dos motivos que pesou na minha decisão.

Se tivesse que apostar num campeão do campeonato espanhol, quem seria? 
 Apostaria no Atlético de Madrid.


À quanto tempo estás em Espanha a jogar e para quando um regresso a Portugal? :)
Estou em Espanha há 4 épocas, sendo esta a minha quinta. O regresso a Portugal de momento é algo que não está nos meus planos, dado que a nível competitivo e económico ainda nos falta muito para atingir o que existe em Espanha, mas como é óbvio se em Portugal existissem condições para eu regressar teria muito gosto em fazê-lo.
 
Qual é para ti a diferença entre o futsal espanhol e o futsal português?
 Destaco não umas mas várias diferenças, que no meu entender são preponderantes para os resultados que se conseguem aqui, os índices físicos e competitivos, as condições de treino e a formação dos treinadores.

Tens acompanhado o futsal português? De que forma?
 Confesso que não acompanho regularmente o futsal português, mas sempre que posso tento conseguir informações através da internet e de conversas que mantenho com algumas amigas que jogam em Portugal.

Universidade Alicante

O que achas que era urgente acontecer em Portugal para que o futsal feminino desse o 'salto' necessário para estar em pé de igualdade com outras potências do futsal mundial?
A existência de um campeonato nacional, sem dúvida.


Sofia Vieira com Melissa Antunes também Internacional de Futsal.
 
Pode dizer nos um pouco do que sentiste ao longo da competição, no ultimo mundial no brasil? :)
Foi uma competição que nos deixou um sabor amargo, porque apresentamos um nivel de jogo bastante superior ao verificado no mundial anterior e tínhamos todas as condições para ter chegado mais longe, tal não foi possível mas continuaremos a trabalhar para que os resultados no próximo mundial sejam mais satisfatórios.
 
Neste momento estás a representar a Seleção Nacional A de Futebol e em Dezembro passado representaste a de futsal... surgem muitas vozes contra esta 'dupla chamada' à seleção. Que tens a dizer a essas pessoas?
 Existem outras questões à volta do futebol e do futsal feminino bastante mais relevantes, às quais deveríamos dar maior importância. No entanto, gostaria de referir que todas as jogadoras de futsal que estão na selecção A tiveram uma trajetória nas selecções das categorias inferiores (sub 18, sub 19) e se contam com elas é porque desenvolvem um trabalho que vai de acordo com as pretensões dos responsáveis técnicos.


Sofia Vieira com Catarina Silva e Rita Martins no Mundial Espanha 10' 

Achas que as jogadoras só devem ser chamadas a uma ou a outra seleção? Porquê? :)
Não vejo problema nenhum no facto de se representar as duas selecções, sempre e quando não coincidam as competições.
 
Recentemente atingiste a marca de 25 internacionalizações no futebol... tens noção que muitas jogadoras olham para ti com admiração? Como é que isso te faz sentir?
 Saber que muitas jogadoras me admiram é um motivo de grande satisfação, todas nós gostamos que o nosso trabalho seja reconhecido e isso dá-me mais vontade de continuar a querer ser melhor e de me superar a cada dia que passa. 

A sofia tem dois amores, o futebol e o futsal...se tivesse que escolher um qual seria e porquê? 


Não consigo dizer qual dos dois prefiro, mas neste momento a escolha já foi feita, e passa pelo futsal.
 
Para termina, queres deixar alguma mensagem aos teus seguidores?
 Agradecer por me seguirem e dizer-lhes que continuarei a trabalhar e a dar o meu melhor para que todos possamos desfrutar de bons momentos de futsal e de futebol.

Algumas palavras para os seguidores do magiadofutsal?
O futsal é um desporto que nos apaixona a todos, continuar a faze-lo crescer é um dever não só dos praticantes como de todos aqueles que o seguem.
 
Sofia mais uma vez agradeço a disponibilidade para esta entrevista e o magiadofutsal deseja toda a sorte  para a tua carreira em Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário