domingo, 29 de julho de 2012

CLAUDIA MARQUES: PARA QUANDO FUTSAL NO JOGOS OLIMPICOS



A apresentação dos Jogos Olímpicos de Londres foi agridoce. Por um lado, senti um orgulho enorme com a entrada da comitiva portuguesa, que nos enche de esperança e a quem desejo toda a sorte.

Por outro lado, continuo a não ver o futsal a merecer crédico por parte do Comité Olímpico, que não reconhece valor na modalidade para integrar esta grande competição.

Não entendo a razão para esta ausência, dado o elevado número de praticantes em todo o Mundo, por rapazes e raparigas. O futsal está a ganhar cada vez mais espaço, faltando uma aposta clara na formação, provocada também pela inexistência de uma competição oficial de futsal para camadas jovens.
Os Jogos Olímpicos poderiam ser uma oportunidade para os mais jovens, como acontece no futebol. Já há países suficientes com bons praticantes de ambos os géneros e, modéstia à parte, acredito que teríamos boas condições para conseguir medalhas, no futsal masculino e feminino...

Em 2003 a Federação Paulista de Futsal criou o movimento “Sonho Olímpico” e todo o trabalho poderá dar frutos em 2016. Tudo indica que o futsal será incluido nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em participação /teste. Espero que se concretize mas que não se caia no erro de integrar apenas a vertente masculina, dando uma imagem errada da modalidade.

Se o futebol já teve direito a esta oportunidade, porque não dá-la também ao futsal?

Claudia Marques para o Record

Sem comentários:

Enviar um comentário