domingo, 18 de novembro de 2012

NUN’ ÁLVARES APOSTA NO FUTSAL FEMININO



Durante alguns anos os clubes em Fafe apostaram no Futebol Feminino, tendo sido o CD Vinhós a equipa com maior durabilidade (10 anos) e a qual serviu de escola de formação para muitas raparigas.

Atualmente neste concelho a aposta está virada para o Futsal Feminino, onde as raparigas têm oportunidade de praticar a modalidade. A oportunidade chega através do Torneio Juvenil de Futsal Feminino organizado pela Câmara Municipal de Fafe, Desporto Escolar, Liga ACR Fornelos, Campeonato de Futsal Feminino de Fafe organizado pela Associação de Futebol Popular de Fafe, Taça dos Campeões e Taça da Federação organizadas pela Associação de Futebol Popular do Norte, e competições federadas na Associação de Futebol de Braga.


Os clubes que de momento apostam no Futsal Feminino em Fafe são: AF Fafe, CS Fafe, GCD Armil, GCD Estorãos, GCD Paços, GCRD Amigos de Quinchães e GCR Nun’ Álvares. Existem ainda clubes que participam apenas no Torneio Juvenil de Futsal Feminino organizado pela Câmara Municipal de Fafe (ASC Sol Poente, GCD Regadas, GD Vasco da Gama, GDCR Golães e GR Ardegão).

De todos os referidos aquele que mais se destaca é o GCR Nun’ Álvares que aposta desde 2007 no Futsal Feminino. 


Tudo teve início através de Manuela Trigo e Beatriz Mendes, duas mulheres ligadas ao desporto que propuseram à Direção do GCR Nun’ Álvares a formação de uma equipa sénior feminina e esta foi aceite. Assim, desde a época 2007/2008 que o clube juntou o Futsal Feminino às atividades da instituição.


Mas porque é que o GCR Nun’ Álvares se destaca de todas as outras?

Porque é o único clube com equipas Juvenil, Júnior e Sénior Femininas no concelho de Fafe e distrito de Braga. Para além das três equipas tem uma rapariga na equipa dos Traquinas (Liga ACR Fornelos) e outra na equipa dos Benjamins (Campeonato Distrital da AF Braga).


A equipa Juvenil por falta de competição federada treina uma vez por semana e compete no Desporto Escolar representando a Escola Prof. Carlos Teixeira. Em Maio, Junho e Julho participa no Torneio Juvenil organizado pela Câmara Municipal de Fafe. De salientar que a equipa Juvenil venceu este torneio no ano 2012 vencendo ainda o prémio de melhor ataque, melhor defesa e taça disciplina/fair-play.
Para que as raparigas pudessem ter mais competição, a Secção de Futsal decidiu em Julho do presente ano organizar um Torneio Juvenil de um dia e a vencedora foi a equipa das “Alvarinhas” que venceu todos os jogos e não sofreu nenhum golo.


Para que as raparigas a partir dos 13/14 anos pudessem competir e um dia mais tarde reforçar a equipa sénior, a Secção de Futsal do clube, apostou na formação de uma equipa Júnior. Contactou a AF Braga para a possibilidade de organização de um campeonato federado. A organização seria possível, mas o número de equipas escasso o que fez com que a resposta final fosse demorada. Isto obrigou a equipa fafense a optar por entrar em duas competições não federadas, pois o importante para os responsáveis passa por proporcionar às raparigas a prática da modalidade e possibilidade de competir. Neste momento a equipa Júnior encontra-se a competir no Campeonato de Futsal Feminino de Fafe organizado pela Associação de Futebol Popular de Fafe e na Taça da Federação organizada pela Associação de Futebol Popular do Norte.


As meninas dos Traquinas e Benjamins apareceram aquando das captações organizadas em Junho para a formação de três equipas (Petizes, Traquinas e Benjamins). Estas foram logo inseridas nos respetivos escalões e muito bem-vindas, mas mesmo assim os responsáveis pelo Futsal do clube queriam mais meninas abaixo dos 10 anos.


Todos os clubes precisam de construir a base para o futuro das equipas seniores e este clube já o começou a fazer. De que estão à espera as entidades competentes para apostarem nas raparigas do nosso país, para que os clubes tenham condições de arriscar e apostar do Futsal Feminino!?

Aceitem o desafio e decerteza que não se vão arrepender!


Colaboradora: Vera Gonçalves
Fotografias: GCR Nun' Álvares

Sem comentários:

Enviar um comentário