quinta-feira, 31 de maio de 2012

VOTAÇÃO: MELHOR JOGADORA FUTSAL FEMININO 11.12


VOTA NAQUELA QUE PARA TI ESTÁ A SER A MELHOR JOGADORA DA ÉPOCA. NÃO FIQUES INDIFERENTE PERANTE A DIVULGAÇÃO DO FUTSAL!


Estas são as jogadoras, que no entender do magiadofutsal, representam o de que melhor fizeram e ainda fazem individualmente e coletivamente na sua respetiva equipa tendo por isso a sua liderança, perseverança e qualidade ser reconhecida pela nossa equipa. Fica no entanto o alerta que esta é uma votação sem qualquer reconhecimento federativo, no entanto, nós entendemos que esse reconhecimento deve surgir de todas as jogadoras e treinadoras/es de futsal no feminino que acompanham os campeonatos distritais e a Taça Nacional. 

CONTRATAÇÕES: CARLOS PINHEIRO NOVO TREINADOR DO UNIDOS ESTAÇÃO



Carlos Pinheiro vai suceder a João Gonçalves no comando das pupilas do Unidos Estação da AF Viseu. Recorde-se que os Unidos Estação estiveram presentes na Taça Nacional na série B, atingindo um 4º lugar na sua série. A época desportiva ainda não terminou oficialmente mas já se vê a troca de treinadores nas equipas de futsal feminino e tudo indica que não fica por aqui. O magiadofutsal deseja que este projeto continue a ter o maior sucesso desportivo.

TAÇA NACIONAL: GOLPILHEIRA VS FC VERMOIM


E este Domingo, pelas 17h30, no Pavilhão Municipal da Batalha, o Golpilheira, recebe o Fc Vermoim, naquele que será um encontro de Titãs nesta segunda fase da Taça Nacional. Porque elas jogam com o coração e entrega total, fique com o video promocional realizado pela equipa do magiadofutsal.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

TAÇA AF PORTO: FINAL EM GRANDE


Na AF Porto está reservada para este sábado a Final da Taça. Como equipas finalistas temos os Restauradores Avintenses e o S. Salvador do Campo. Todo este percurso até à final foi feito com as sub -19 dos Restauradores Avintenses, no entanto estas terão de deslocar-se até Oeiras, onde se jogará a Taça Inter Distrital de Juniores, numa competição única em Portugal e a responsabilidade de conquistar esta Taça passará pelas jogadoras mais experientes no plantel. No entanto as últimas lembranças da Taça Nacional não são as mais positivas, por isso aguarda-se com alguma expetativa a reação das pupilas do técnico André Teixeira. Já o plantel do S. Salvador do Campo estará em peso e com motivação extra para vencer este título. Em Alfena, pelas 18h15 joga-se então mais um título, desta vez a prestigiada Taça. Quem sairá vencedor?

AF VIANA DO CASTELO: SUPERTAÇA DISTRITAL


Finda a 1ª fase da Taça Nacional feminina, os amantes da modalidade espectáculo não têm descanso, e em Viana do Castelo há jogo grande. A SuperTaça distrital toma o seu lugar preponderante na luta pelo último titulo da época.
Castanheira e Es Monserrate disputam o último titulo da época

Estão na luta pela conquista da supertaça distrital, a equipa do Es. Monsserrate, vencedor do campeonato distrital e representante da AF Viana do Castelo na Taça Nacional, e o ACD Castanheira, vencedor da taça distrital.

Esta partida irá realizar-se no pavilhão desportivo de Melgaço, no dia 2 de Junho, pelas 16h00. Espera-se casa cheia para apoiar os 2 dos emblemas que se cruzam numa rivalidade saudavel pela conquista de qualquer troféu ou vitória directa. Ambas as equipas tem argumentos mais que suficientes para presentear o público com um verdadeiro espectáculo de futsal.

Se analisarmos as partidas disputadas entre ambas, chegamos à conclusão que será uma partida bastante equilibrada, uma vez que estas equipas se encontraram 3 vezes esta época, caindo uma vitória para cada equipa e um empate.

Es. Monsserrate e Castanheira irão colocar em campo tudo o desenvolveram durante esta temporada. Está tudo a postos para o último jogo grande da época...afinam-se as orquestras e soam os tambores. Desejamos a maior sorte às 2 equipas e esperamos que acima de tudo, que os adeptos possam sair de Melgaço com um sorrido na cara.

Colaborador: André Rodrigues

terça-feira, 29 de maio de 2012

ENTREVISTA: MARINA PEIXOTO



Hoje o magiadofutsal foi ao encontro da jovem Marina Peixoto, atleta militante da Es. Monserrate do distrito de Viana do Castelo, onde se sagrou campeã distrital e consequentemente, disputou a 1ª fase da taça nacional. Esta jovem estudante de engenharia física na universidade de aveiro, completa neste dia o seu 23º aniversário. O magiadofutsal deseja, desde já, os parabéns a uma atleta que muito tem contribuido para que o futsal em Viana do Castelo evolua.
O futsal é o seu grande “vício”. 

Qual o teu percurso de jogadora de futsal até ao momento?
Comecei por jogar futsal no desporto escolar com 13 anos e foi nessa altura que o meu recente treinador me convidou para o Académico de Viana. Em 2004/2005 joguei pela associação desportiva e cultural de Neiva onde obtivemos o 2º lugar. Depois de várias épocas na ADCN ingressei na universidade, em 2008/2009, onde joguei pela Associação Académica da Universidade de Aveiro. Um ano depois, além de jogar no campeonato universitário joguei também no campeonato distrital de Viana do Castelo pelo Clube Soutelense DC, onde fomos campeãs distritais, detentoras da taça e da supertaça. Esta época, inicialmente fui atleta do Sport Clube Beira-Mar e já em janeiro voltei para o campeonato de Viana para a ES Monserrate, onde fomos campeãs distritais.

Mariana ao serviço do Sport Clube Beira-Mar

O que representa para ti jogar na Es. Monserrate?
Representa o iniciar de um novo projeto, assim como o continuar um trabalho com o treinador que sempre acompanhou o meu percurso no futsal e me ensinou aquilo que sei hoje. Além disso, jogar na ES Monserrate sempre deu relevo a valores importantes como o companheirismo e espírito de equipa, apesar dos altos e baixos que foram surgindo ao longa da época, mas qual é a equipa com qualidade que não os tem?

O que achas da competição do futsal na AF Viana do Castelo?
Acho que tem vindo a melhorar apesar de ainda existirem grandes diferenças, técnicas e tácticas, entre as equipas do topo da tabela e as restantes. Apesar da competição este ano ser muito maior do que o ano passado, pode-se dizer que esta foi feita entre quatro equipas. Tanto que os quatro primeiros lugares desta época acabaram quase com o dobro dos pontos dos restantes. 


O Es. Monserrate conseguiu o apuramento para a taça Nacional na última jornada do campeonato… podes nos dizer o que vos passou pela cabeça no final da partida que vos garantiu o 1º lugar?
Apesar dos altos e baixos que tivemos durante a época, a ES Monserrate sempre teve o objetivo de ganhar o campeonato, que este ano foi disputado até à ultima jornada. Claro que apesar de só precisarmos do empate sabíamos que o Soutelense ia jogar para sair dali com a vitória, após o apito final o resultado foi 0-0 e pela cabeça só nos passou que o nosso trabalho, ao longo da época, foi recompensado e que a ES Monserrate soube ser superior apesar das dificuldades a que fomos sujeitas. Só tenho a dar os parabéns a tudo que, nós ES Monserrate, construímos.

O que achas deste novo formato da Taça Nacional?
Apesar deste formato ser recente, o facto de ser maior o número de jogos na primeira fase e haver a possibilidade de se jogar com o primeiro lugar de outras associações é ótimo. Um dos problemas de sempre é a questão monetária mas até essa, neste novo formato, fica dentro das possibilidades visto que, a 1ª fase está organizada por zonas.


A primeira fase da taça nacional terminou e o Es. Monserrate ficou em 5º lugar no grupo A. Esta classificação corresponde às vossas expectativas e trabalho?
É preciso ter noção que a ES Monserrate é um projeto que iniciou esta época, e que apesar das dificuldades a que fomos sujeitos inicialmente, por questões burocráticas de terceiros, acabamos o campeonato em 1º lugar, disputamos a taça nacional no grupo A e dia 2 de junho estaremos presentes na final da supertaça. Claro que as nossas espectativas não eram acabar em 5º lugar, até porque tínhamos qualidade técnica e táctica para disputar um 3º ou 4º lugar. Mas apesar de tal não acontecer, penso que a “jovem” ES Monserrate soube representar o futsal de Viana do Castelo.

Marina, no futsal temos pouco mais de cinco mil atletas no feminino e no futebol pouco mais de mil… No entanto o futebol tem um campeonato nacional e o futsal não… qual a tua opinião sobre isto?
A existência de um campeonato nacional de futsal era sem dúvida uma mais valia para o futsal feminino, mas temos que ser realistas e perceber que neste momento ainda é um projeto muito “embrionário”.

Se tivesses que apostar, quem achas que será o próximo campeão nacional?
Vermoim ou Quinta dos Lombos.

Que medidas achas importantes serem tomadas em prol da evolução do futsal no feminino?
Investir nos escalões de formação é importante, assim como a divulgação do futsal visto que ainda existe muito preconceito e discriminação. A criação de um campeonato nacional não deixa de ser menos importante, acho é que ainda é cedo, já que a qualidade entre as equipas é alguma, e ainda existe a questão monetária.


Quais os teus objetivos individuais e coletivos enquanto jogadora de futsal?
A nível individual o chegar à seleção seria um dos objectivos, mas há que ter noção que a qualidade das jogadoras em Portugal é enorme, basta olhar para o histórico da nossa seleção. A nível coletivo não podemos dar o passo maior do que a perna, primeiramente temos que pensar a nível distrital. A ES Monserrate é um projeto recente que apesar de no seu primeiro ano ter ganho o campeonato distrital e ter disputado o campeonato nacional, ainda faltam títulos distritais e experiência a nível nacional.

Enquanto jogadora qual o momento mais marcante que guardas na memória e o que te motiva a continuar ligada ao Futsal Feminino?
Sem dúvida, o primeiro campeonato distrital que ganhei.

Para terminar, queres deixar uma palavra a todos aqueles que acompanham o magiadofutsal?
Quero agradecer a quem, no facebook do Magiadofutsal, pediu que esta entrevista acontecesse. A todos os seguidores do futsal que lutem e se mantenham fiéis a esta modalidade, porque a evolução desta passa por nós atletas. Felicito desde já o Magiadofutsal pelo excelente trabalho que tem desempenhado em prol do futsal, afinal este é “o teu jogo, a tua voz ! Atreves-te?”.

O magiadofutsal agradece a disponibilidade da Mariana Peixoto e deseja-lhe as maiores fecilidades no mundo do futsal.
Parabéns pelos seus 23 anos.

Colaborador: André Rodrigues

FUTSAL ESPANHOL: DECISÃO DO TÍTULO AO RUBRO



Em Espanha o futsal joga-se ao maís alto nível. Com um campeonato nacional contendo 16 equipas, o Atlético Madrid vinha-se destacando e com alguns pontos de avanço no primeiro lugar, no entanto, quando falta apenas uma jornada para se decidir quem será o próximo campeão nacional Espanhol apenas um ponto o separa de Fsf Móstoles. Será que o Atlético de Madrid finalmente vai conseguir o seu primeiro título na história? Ou será que o Fsf Móstoles, com todas as suas jogadoras experientes vão conquistar mais um título? No final se sábado já ficaremos a saber no magiadofutsal, onde mais?

QUINTA DOS LOMBOS NO FUTSAL MAGAZINE




Futsal Magazine deslocou-se ao Pavilhão do Quinta dos Lombos para uma curta entrevista com jogadoras e equipa técnica da equipa da AF Lisboa. Fique com o video deste trabalho fantástico da equipa do Futsal Magazine. Todos nós sabemos o quanto é importante a divulgação do futsal feminino nos média e a forma como este desporto fantástico chega a todos os cantos de Portugal pode fazer a diferença na nossa sociedade, no entanto, o magiadofutsal também alerta para o fato de existirem mais três equipas a disputar a fase final da Taça Nacional 11/12. 


São elas o Fc Vermoim, atual campeão nacional em título e duas vezes vice campeão nacional, representando a AF Braga. Junta-se ao campeão nacional, o Golpilheira, representante da AF Leiria, associação que nos últimos anos tem vindo a desenvolver a modalidade do futsal no feminino de uma forma vertiginosa e com muito sucesso. Para finalizar temos o representante da Ilhas, o Posto Santo. Quatro equipas buscam um só sonho, o reconhecimento nacional e federativo, o orgulho nacional e o estatuto supremo dentro do género feminino na prática do futsal. Qual destas sairá vencedora? 

domingo, 27 de maio de 2012

TAÇA NACIONAL SÉRIE A: VERMOIM INVENCÍVEL




FC Vermoim, com o resultado de 8-3, bateu a estreante nestas andanças, Monserrate. É então o líder isolado do grupo e segue assim para a segunda fase desta Taça Nacional, sem ter cedido qualquer ponto e com o melhor ataque e defesa da sua série.

Vermoim, imbatível segue em frente na Taça Nacional.

A grande surpresa foi mesmo o empate consentido pela equipa dos Restauradores Avintenses, em casa do Diogo Cão, somando assim o seu segundo empate na prova. A equipa de Gaia termina então o seu ciclo nesta Taça Nacional, sem as melhores recordações.

O GCR Ossela, campeão de Aveiro, recebeu e goleou em sua casa, sem qualquer surpresa, a formação de Santo Cristo. a equipa representante de Bragança termina então a sua participação nesta Taça Nacional, sem qualquer ponto conquistado, demonstrando a dispar qualidade do futsal entre estas associações.

Colaboradora: Ana Maria

TAÇA NACIONAL SÉRIE B: GOLPILHEIRA PASSA POR UM GOLO




Todos os golos são importantes. Será esta a lição que o Vilaverdense tira desta Taça Nacional. O Golpilheira segue em frente na Taça Nacional por ter marcado mais um golo que o seu adversário direto e carimbou a sua passagem a segunda fase. 

Golpilheira segue para a segunda fase.

O Vilaverdense também venceu, mas o 4-2 frente a Núcleo do Sporting de Leiria, soube a pouco. Ficando então por terra o sonho da qualificação para a fase seguinte, mas demonstraram ser a série que mais lutou até ao último encontro para encontrar o líder.

Sem qualquer surpresa, o Unidos Estação receberam a Guarda unida e golearam por 11-4 o último classificado da série, sem qualquer ponto conquistado ao longo de dez partidas.

Colaboradora: Ana Maria

sábado, 26 de maio de 2012

TAÇA NACIONAL SÉRIE C: QUINTA LOMBOS SOMA E SEGUE





Numa série em que apesar de já estar decidida, todos queriam deixar uma boa imagem no último jogo desta fase, a equipa vice-campeã de Lisboa, SL.Benfica, recebeu em sua casa e levou de vencida a equipa de Setúbal, Estrelas do Feijó por três bolas a uma, terminando então em segundo na classificação.

À mesma hora, as algarvias do Padernense Clube entraram em campo decididas a sair desta Taça Nacional com mais uma vitória e assim foi. Mostraram o que valem e venceram a equipa das meninas do mister Luís pela margem mínima de 2-1. Consolidando então o terceiro lugar na tabela classificativa.
~

No terceiro jogo desta série, o Quinta dos Lombos não se fez rogado e impôs mais uma vez o seu jogo e goleou o campeão do Cartaxo, que termina a sua participação nesta Taça Nacional, sem qualquer ponto. A equipa de Carcavelos chega ao fim desta fase da Taça Nacional, sem ter sofrido qualquer derrota e com um saldo bastante positivo de 50 golos, entre os marcados e sofridos. 
Quinta dos Lombos seguem para a próxima fase da Taça Nacional.

Colaboradora: Ana Maria

ENTREVISTA: SARA WALLACE

A equipa do magiadofutsal foi ter coma guardiã das redes da equipa campeã nacional em título, Fc Vermoim. Sara Wallace, que quando em 'míuda fugia de casa para jogar à bola com os rapazes' tornou-se uma mulher e uma das melhores guarda redes a nível nacional. Fiquem com as palavras de Sara numa entrevista exclusiva para o magiadofutsal.


Preferências da Atleta
Bebida favorita: coca-cola 
Comida predileta: bacalhau com natas
Sobremesa preferida: Tudo que contenha Chocolate :)
Uma música: 3 Doors Down - Let me Be myself 
Um filme: As palavras que nunca te direi
Um defeito: Orgulhosa
Uma qualidade: Sincera 
Filosofia de vida: Nunca desistas de nada por ser difícil, porque o que é difícil de se conseguir também é difícil de se perder!
Jogador (a) de referência: Buffon
Desporto de eleição: Futsal

Como surgiu a “paixão” pelo Futsal? 
Faço desporto desde muito nova, pratiquei muitos anos natação e triatlo mas sempre gostei de jogar futebol, não passava um dia sem jogar, fugia de casa para ir jogar com os rapazes. Quando estava na escola conheci pessoas que praticavam e depois convidaram-me, não pensei 2 vezes.

Qual o teu percurso desportivo como atleta?
Jogo desde os 15 anos. Para quem não sabe sou Ribatejana, mais propriamente natural do Cartaxo e comecei numa equipa perto que era o Pontevel, depois joguei no C. D. Cartaxo 5 anos através do qual representei 2 anos a Associação de Futebol de Santarém em Fut7 sub-17, 4 anos em Futsal e durante 2 anos fiz parte da Seleção Nacional sub19 de futebol 11. Vim estudar para o Porto e joguei 3 épocas no Aliados de Lordelo e depois fui convidada para o Vermoim em que esta é a minha terceira época na equipa.


Sara porque na baliza?
Comecei a jogar aos 15 e era jogadora de campo. Nos treinos como era uma 'menina' à beira das restantes e tinha algumas limitações como só tínhamos uma guarda redes, na altura meu mister por vezes  pedia-me para ir um bocado à baliza, disse que tinha jeito e para experimentar, foi até hoje!

Na posição de guarda-redes é necessário um trabalho específico. Achas que os clubes têm treinadores formados para a posição ou sentes que há uma lacuna nesse campo?
Sem dúvida que é uma das maiores lacunas do Futsal. Ainda existe muito a mentalidade de que o importante é treinar as restantes jogadoras e as redes estão lá para levar com as bolas, o que para mim é lamentável porque um guarda-redes é a base de qualquer equipa.


Representas a equipa do F. C. Vermoim, como está a correr a época desportiva?
Acho que não é preciso falar muito sobre o decorrer desta época, está tudo a correr muito bem e estamos a trabalhar para que continue assim até ao fim do Nacional.

Na presente época a equipa do F. C. Vermoim apenas cedeu um empate a duas bolas frente à A. R. J. Mogege. Tens ideia há quantos jogos oficiais a equipa que representas não perde?
O número não sei mas desde a época passada só perdemos um jogo na fase de grupo na Taça Nacional contra o Alves Roçadas.

Quais os teus objetivos individuais e coletivos?
Chegar sempre o mais longe possível e que o meu sucesso individual seja útil na conquista coletiva, sem isso todo o meu trabalho é em vão. Os objetivos são sempre os mesmos, ganhar tudo!

Qual a tua opinião acerca da estrutura do Futsal Feminino na A. F. Braga? Propunhas alguma mudança?
Este ano dividiram as equipas por grupos, penso que não foi a melhor opção, na minha opinião deveria voltar a jogar todos contra todos.

Neste momento em Portugal não existe um Campeonato Nacional de Futsal Feminino e talvez para já não seja o momento adequado para que exista. Estando ligada a este desporto há alguns anos, qual a tua opinião?
Senão se arriscar nunca se saberá e nunca se poderá andar para a frente. Como é óbvio e toda gente sabe que a maioria dos clubes não tem estrutura financeira que suporte este tipo de competições mas talvez dividindo as equipas por grupos em cada zona país e no fim apurava-se um campeão entre o campeão de cada série seria a opção mais sustentável.

A formação é a base de qualquer modalidade, mas em Portugal ainda é muito escassa no que se refere ao Futsal Feminino. Diz-nos três medidas que aches importantes serem tomadas em prol da evolução do Futsal Feminino?
Apostar nas camadas jovens, criar mais competições para todas as idades até chegar ao escalão sénior e melhorar as estruturas técnicas dos clubes.

Se tivesses mudar algo no futsal feminino o que seria?
Primeiro mudar a mentalidade das pessoas e depois apostar na formação e em treinadores qualificados.

Atualmente a Seleção Nacional de Futsal Feminino está no ativo após alguns anos de ausência. Tens ideia se existe ou não observação de todas as equipas, ou se as equipas técnicas das mesmas são contactadas para ceder informações sobre as suas atletas?
Se todas equipas são vistas não sei mas são as equipas com maior visibilidade que poderão eventualmente ter maior margem de observação. Penso que sim, que as equipas técnicas são contactadas para referenciar algumas atletas ou mais pormenores sobre as mesmas mas não sou a pessoa mais adequada para responder a este tipo de questões.


Fazendo uma retrospetiva na tua carreira enquanto jogadora, quais foram as maiores dificuldades com que te deparaste até ao momento?
As maiores dificuldades foram comigo mesma. Quando aprendemos a nos superar sabemos superar tudo o resto, quando não estamos bem e não sabemos lidar com os nossos fracassos arrastamos os nossos problemas para os outros e aí passamos a ter dois problemas.

Já foste vítima de preconceito por seres jogadora de futsal? Como e quando?
Quando não sei mas em tempos cheguei a ouvir o dito comentário de futebol nao é para Mulheres e que nunca iriamos chegar a lado nenhum. Penso que hoje em dia nao há tanto esse preconceito, ainda existe mas  nao com tanta frequência.

Enquanto jogadora qual o momento mais marcante que guardas na memória e o que te motiva a continuar ligado ao Futsal Feminino?
A nossa passagem à final da Taça Nacional na época passada sem dúvida, foi difícil, muito suada mas aquele soar do apito final após aquela tensão e aquela luta foi das melhores sensações que já tive no Futsal, demasiado gratificante. O que me motiva é a paixão que tenho pela modalidade, quando se gosta de alguma coisa nunca queremos abdicar disso e torna-se insaciável, é o prazer de se fazer algo que se gosta com alegria e é ali o escape de todas as outras coisas, é um mundo aparte.


Sara, e a Selecao Nacional, é um sonho? Porquê?
Nunca fui uma pessoa de ilusões mas tudo ao qual me dedico o objectivo é sempre ser o melhor possível e nao lhe chamaria um sonho mas sim um privilegio ter essa oportunidade. Sei qual o sabor de vestir a camisola do nosso país, é um orgulho imenso e o saber que o nosso trabalho e esforço foi reconhecido, é o auge de qualquer atleta!

Como te imaginas daqui a dez anos?
Sinceramente nunca pensei muito nisso, gosto mais de pensar nas coisas a curto prazo e em 10 anos muita coisa muda, a vida é imprevisível mas certamente jogar será uma hipótese descartada. Treinar guarda redes sim, seria algo que gostaria de fazer quando deixar o futsal.

De quem nunca querias defender um penaltie? Porquê?
Nao gosto de defender penaltis confesso, acho que sou fraca nesse aspeto, por isso acho que não temeria nenhuma jogadora em especial, encaro sempre as coisas da mesma forma com todas as jogadoras, o que interessa é defender mas já que tenho de escolher alguém, talvez a Pisko, dificilmente falharia, bate muito forte e colocado.

A quem gostavas de marcar um penaltie?
neste momento e devido a competição a marcar que fosse à Naty :)

Achas que as nossas mulheres estão preparadas para um campeonato nacional?
A maioria talvez. Há muita ambição e talento no futsal feminino Português, seria uma motivação extra para todas nós. 

Para finalizar, queres deixar algumas palavras aos seguidores do magiadofutsal e praticantes de Futsal Feminino?
Não desistam, o impossível é o que não se tenta, lutem pelos vossos sonhos porque do sonho a realidade é só um passo, basta acreditar e lutar ate ao fim sempre.

Fica o agradecimento à guardiã Sara Wallace pela disponibilidade e colaboração nesta entrevista e o desejo de continuação de sucesso da sua equipa.Fique com algumas defesas na Taça Nacional da Sara Wallace.