quarta-feira, 31 de outubro de 2012

AF LEIRIA: AMANHÃ TEMOS SUPERTAÇA


Amanhã teremos jogo grande no Pavilhão Municipal Meirinhas, com as duas melhores equipas do campeonato da AF Leiria a disputarem o primeiro trofeu da época. Em causa está a Supertaça, um trofeu que cada vez mais ganha magnitude e prestígio para os clubes de futsal. Amanhã se estiver por perto, dê um saltinho no pavilhão e fique a conhecer das melhores praticantes do país com muita magiadofutsal! 

AF LISBOA: ANTEVISÃO QUINTA DOS LOMBOS X ARNEIROS


Realiza-se esta 5ª feira no Pavilhão Desportivo dos Lombos o jogo em atraso do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da AF Lisboa entre a Quinta dos Lombos e os Arneiros. Este jogo referente á 3ª jornada prevê-se um bom espectáculo e quem tiver a oportunidade de assistir não deve de deixar de ir a Carcavelos.


A Quinta Lombos está pressionada a não perder pontos, para que não fique irremediavelmente fora das hipóteses de ser novamente Campeã. Naturalmente que o favoritismo é da equipa da casa mas seguramente que os Arneiros, que está a realizar um bom inicio de Campeonato, quererá conquistar pontos. De referir que esta equipa ainda não sofreu qualquer derrota, cedendo apenas um empate na ultima jornada na recepção aos Leões de Porto Salvo. 

Espera-se uma toada mais ofensiva por parte da Quinta dos Lombos e os Arneiros a jogarem com linhas defensivas mais recuadas e á espera de em transições rápidas surpreender o adversário. A Quinta Lombos vai querer somar os 3 pontos para poder receber o SL Benfica no próximo domingo com outra almofada de conforto e discutir o jogo de outra forma.

Colaborador: João Gonçalves

AF PORTO: FERIADO COM FUTSAL!

ACD Mindelo folga nesta jornada.


Na AF Porto o futsal feminino será mote de despedida do feriado católico com folga do ACD Mindelo. Já os Restauradores Avintenses deslocam-se a Águas Santas para defrontar o Amigos Corim, que na ultima jornada foi goleado pelo Sporting Canidelo.
Outro dos candidatos ao título, o EDC Gondomar joga em casa e recebe o Covelas que por sua vez foi goleado pelo restauradores avintenses na jornada anterior. Tudo indica que estes candidatos ao título não tenham dificuldades em vencer os respetivos jogos.

Alfenense com deslocação a Vila do Conde dificil.

Já outro líder do campeonato, o Alfenense desloca-se a Vila do Conde para defrontar o Sporting de Canidelo e este acaba por ser o jogo da jornada no entender da equipa magiadofutsal. Se por um lado temos o Alfenense que através de duas vitórias e um empate está na liderança, por outro lado temos o Sporting de Canidelo que em dois empates e uma vitória busca finalmente a estabilidade no campeonato. Um jogo a não perder. Nos restantes jogos o Escolas Arreigada recebe o Salvador do Campo já o FCS Romão recebe em casa o Paróquia de Carvalhosa.

AF COIMBRA: ANTEVISÃO DA TAÇA


CD Ourentã e GR Casal 'lutam' numa elimatória a 'duas mãos' a passagem à próxima fase na Taça.



Hoje começa a primeira eliminatória onde vão ser realizados dois jogos a duas mãos. As equipas que se vão enfrentar são: AJED Tocha - SC Ribeirense e CD Ourentã - GR Casal. 

Ambos os jogos  serão disputados às 21h, no jogo em que opõe o CD Ourentã - GR Casal, a equipa com mais probabilidade de passar é o Ourentã. É a equipa que esta época já ganhou em casa da equipa do Penacova e ainda não somou qualquer derrota logo a grande favorita para os dois encontros a realizar.

No outro jogo a equipa do Tocha já esta época ganhou à equipa do Ribeira Frades mas vai ser um jogo onde as probabilidades de vitória vão ser divididas, onde o vencedor para uns vai ser claramente o Tocha para outros vai ser um vencedor incerto onde só as duas mãos vão poder ditar a sentença.

AF VILA REAL: AD FLAVIENSE NA LIDERANÇA

AD Flaviense sobre a tutela do técnico Tiago Xavier na liderança do CD Vila Real.

AD Flaviense 3-3 Alves Roçadas
Como previsto o ambiente desportivo deste jogo, entre as jogadoras destas duas equipas, foi de saudável rivalidade e competitividade, foi uma partida quente em emoções e de baixo nível competitivo em termos de qualidade de jogo de futsal, não por culpa das jogadoras de ambas as formações, que se empenharam ao máximo na procura do melhor resultado possível para as suas cores.
Com menos receio de um resultado negativo, a equipa do AA Roçadas, apresentou em toda a partida uma postura desinibida e agressiva, praticando um jogo menos elaborado e mais directo na tentativa de surpreender a equipa da casa.
AD Flaviense, com mais posse de bola e iniciativa de jogo, nunca conseguiu desenvolver o seu jogo mais elaborado e de maior mobilidade, por desorientação da maioria das suas jogadoras, umas vezes por oposição de mérito das jogadoras do AA Roçadas, outras por total desorientação em consequência da evolução do jogo.
Na minha opinião, o empate verificado no final da partida, revela mais a influência da equipa da arbitragem na degradação do jogo, do que, equilíbrio verificado entre as duas equipas em toda a partida.
Alves Roçadas

O jogo, em muitos momentos foi fustigado com decisões da equipa de arbitragem (que é de futebol 7 e 11 e não de futsal) desajustadas ao jogo de futsal, com análises e intervenções disciplinares graves, próprios do futebol mais rude, indígena e anárquico, que, além de provocar mal estar, instabilidade e desorientação nas jogadoras de ambas as equipas, condicionaram claramente a prestação de ambos os grupos e o resultado final do jogo.
Dos vários erros graves com interferência directa no resultado final do jogo, destaco uma falta marcada à jogadora nº8 da AD Flaviense, em que o árbitro assinala a marcação da falta a partir da marca da grande penalidade (nem é relevante avaliar se é ou não falta), a verdade, é que o árbitro deveria ter actuado disciplinarmente e sancionar a jogadora com cartão, amarelo ou vermelho, para actuar em conformidade com a decisão tomada. Em consequência do desenvolvimento do jogo, no mínimo, a jogadora deveria ter sido expulsa por acumulação de amarelos, quando, no ultimo terço do tempo de jogo, foi sancionada novamente com cartão amarelo pela equipa de arbitragem.
Imagem retirada do Blog Oficial da equipa AD Flaviense.

Desloquei-me a Chaves para ver um jogo de futsal, entre duas equipas onde tenho jogadoras da minha formação, e o que vi, foi um jogo de futebol de 5, inadequado à qualidade das jogadoras em campo. Ainda hoje ando à procura de razões que justifiquem, face à evolução do jogo, a expulsão da jogadora 7, da AD Flaviense, no futebol indígena e anárquico, há muitas razões e justificações que dão corpo à sua saída indevida do jogo.
Não foi por acaso que terminei a minha antevisão a este jogo, com este parágrafo...”É um jogo que se sugere por ser muito competitivo e de qualidade, se, a intervenção da terceira equipa, em jogo, estiver ao nível da qualidade das jogadoras.”
O que houve de bom no jogo foi a correcção e o empenho com que todas jogadoras participaram na tentativa de conquistar os 3 pontos, Carina Rodrigues/AA Roçadas, foi gigante em todo o jogo e não merecia tão baixo e desprezível nível desportivo, que a equipa de arbitragem colocou no jogo , assim, como Olga David, por parte da AD Flaviense, foi enorme em todo o tempo de jogo, ambas mereciam uma equipa de arbitragem de futsal ao seu nível e não analises, decisões exclusivas ao Futebol 7 e 11.
Mapa de Nomeção de árbitros da AF Vila Real. Bruno Oliveira para além de arbitrar jogos de futsal no feminino também faz dupla com o colega António Carvalho em jogos de Futebol 11 e 7. E isto é futsal no feminino em Vila Real! Porque será que no mapa não sai o nome da dupla de arbitragem?

Quanto ao desprezo e falta de respeito da AF Vila Real, pelas JOGADORAS de ambas as equipas e pela modalidade FUTSAL FEMININO, não é de agora e nada me surpreende . Espero, é ver em breve uma equipa de arbitragem de futsal, a dirigir, um jogo importante do campeonato distrital sénior masculino em F11, ou será que já existe?

 Imagens retirada do site oficial da AF Vila Real, a 31 de Outubro de 2012

Não sei se já repararam mas estamos na época 2012/2013!


Na AF Vila Real não é necessário colocar as alterações às leis de jogo de futsal após 2008. Já no Futebol a documentação está atualizada.

Diogo Cão 3-2 Casa Benfica VPA
Um resultado pela margem mínima que ajuda a consolidar na prova os objectivos da ADC Escola Diogo Cão, em jornada onde os adversários directos perdem pontos.. A derrota pela margem mínima da equipa visitante, é possível que seja um indicador de mais competência em jogo, pela qualidade do seu plantel, as prestações e resultados de curto prazo vão dar esse indicador que se espera de qualidade.

Tresminas 0-8 Vilarandelo
É um resultado surpresa pelos seus números, não tanto pela vitória da equipa visitante, o resultado final não deixa dúvidas quanto ao domínio na partida das meninas de Vilarandelo. Em relação à equipa da casa espero que seja um acidente de percurso e não uma rotura com o trabalho efectuado nas últimas épocas desportivas.

Hóquei Flaviense 1-4 Atei
A vitória do Atei, em casa da equipa adversária, é uma agradável surpresa e desejo que tenha sido alcançada com factores de crescimento em jogo. Quem tinha sofrido a goleada da jornada na semana anterior e reage desta forma contra uma equipa com maior experiência no jogo de futsal, é de enaltecer pelo seu contexto. Também, é caso para perguntar, o que se passa Hóquei?
Amigos Cerva 11-0 RC Penaguião
Outro resultado que é uma agradável surpresa, parabéns à jovem equipa de Cerva, espero, que os números finais não signifiquem um renuncia do RC Penaguião, na disputa pelo melhor resultado possível nos jogos, rendição perante todos os resultados seria um mau indicador desportivo.

Colaborador: António Camilo


terça-feira, 30 de outubro de 2012

AF ÉVORA: CANDIDATOS EMPATAM-SE NA 1ª JORNADA


Universidade de Évora empata com Almansor num jogo de candidatos.


Barbus Futsal - Aliados 10-0
No primeiro jogo disputado o Barbus foi mais forte e venceu por 10-0 num jogo sem grande história, o Barbus mesmo não jogando bem foi sempre superior e vincou a diferença de evolução relativamente ao seu adversário.

Campomaiorense-Portalegrense 0-3
Era um jogo muito aguardado e o que se sabe é que a equipa da casa jogou com muita garra, no que já se sabia ser um campo complicado, no entanto o Portalegrense conseguiu vencer com uma diferença razoavel e vencer um jogo complicado, a experiência de uma ano no futsal sobressaíu.

AAU Évora-Almansor 2-2
No jogo grande do campeonato o resultado ficou-se pelo num num jogo com casa cheia. A equipa da casa pressionou desde o primeiro minuto mas não conseguiu marcar a diferença fazendo golos, ao intevalo o resultado era um 0-0, na segunda a parte o Almansor levou vantajem por duas vezes mas a equipa eborense sempre na busca do prejuízo não desistiu e conseguiu empatar contando com uma guarda-redes bem e com os postes em alta.

O jogo Soujovem Vs Pavia não se realizou mas no entanto a equipa de Sousel deslocou-se ao Fundão onde venceu a equipa da casa por 0-1.

Colaborador: Luís Papança

AF ALGARVE: FERIADO COM SUPERTAÇA

Será na despedida ao feriado de 1 de Novembro, que se realiza o jogo da SUPERTAÇA que coloca frente a frente a campeã do campeonato e o apurado para representar o vencido da Taça.
PADERNENSE CLUBE x CD MONTENEGRO
15 horas

Assim sendo, quem se deslocar ao Pavilhão Desportivo "Os Olhanenses" na tarde deste feriado, terá o prazer de ver o encontro entre o Padernense Clube e o CD MontenegroDuas equipas que entraram bem no campeonato distrital, apenas com vitórias e tudo farão para proporcionar a todos os espectadores um bom jogo de futsal, com muita luta e desportivismo e muita emoção.

Por um lado teremos o Padernense que quer revalidar este título e conquistar mais um troféu para a sua longa lista , e do outro, um Montenegro destemido que já deu mostras de que pode fazer uma "gracinha" e tentar ser o novo vencedor da Supertaça e assim interromper a hegemonia Padernense. Aproveite o feriado para apoiar o futsal feminino e também há Supertaça masculina, disputada no mesmo pavilhão, por volta das 17:30. O futsal no seu melhor!

Colaboradora: Ana Maria

AF LEIRIA: NUCLEO SP LEIRIA NA LIDERANÇA

As campeãs em título Golpilheira, lideradas por Teresa Jordão.


Na AF Leiria o Academia Caranguejeira folgou e quem aproveitou foi o SP Leiria e o Golpilheira. As meninas do Nucleo SP Leiria receberam e golearam o último classificado da tabela, o GD Ilha. Já o Golpilheira não lhe quis ficar atrás e aplica 'chapa 6' ao Louriçal como podem ver através do video. Há tempos o projeto Jogo das Raparigas desafiou os clubes e jogadoras para mostrarem o seu futsal com uma música bastante conhecida no momento, pois é, as Golpilhas responderam afirmativo a este desafio, basta ver o video.

O Vidais deslocou-se ao reduto do Portomosense e arrancou uma vitória por 2-4 que lhes concede três pontos preciosos neste campeonato distrital. Já o Pocarica recebeu o Garecus e no jogo mais equilibrado da jornada a vitória acaba por pender para a equipa da casa que conquista assim a sua primeira vitória do campeonato.



A. F. BRAGA: ANTEVISÃO 2ª MÃO DA TAÇA



Em Braga disputar-se-á a 2ª mão da taça no feriado e teremos três jogos com maior destaque.

A equipa da AF Fafe venceu na 1ª mão e ambiciona passar à próxima eliminatória, porém as barcelenses da AD Carvalhal pretendem o mesmo. Irão as comandadas de José Miguel Martins/Sónia Rodrigues manter a vantagem e passar à 2ª eliminatória?

AF Fafe 2012/2013

As barcelenses do CD Juventude S. Pedro venceram na 1ª mão por 0-2 e as pupilas de Estela Torres procuram vencer na presente época. Será que vão conseguir dar a volta ao resultado em Barcelos?

CDC Priscos 2012/2013

As pupilas de Rui Gonçalves defrontam o SC Maria da Fonte e têm a vantagem da 1ª mão de 0-2. Irá o histórico a Braga mudar o rumo da história?

Colaboradora: Vera Gonçalves
Fotografias: AF Fafe e CDC Priscos.
Tabela: Clube Futsal

AF PORTO: MINDELO E ALFENSE NA LIDERANÇA

ACD Mindelo na liderança da tabela classificativa do CD AF Porto.


Este fim de semana tivemos mais uma jornada com muito bom futsal e com muitos golos, como tem sido hábito esta época. A jornada começou na sexta-feira em Paços Ferreira com o confronto do Carvalhosa x Mindelo. As vilacondenses impuseram seu jogo trazendo uma vitória folgada de 2-8 golos, ganhando assim a liderança do campeonato, em quanto as paçenses continuam sem saber o que é ganhar pontos.

Alfensene venceu o Escola de Arreigada por três bolas sem resposta.

O Alfenense, recebeu na sua casa as Esc.Arreigada num jogo que foi muito disputado e com duas equipas com dois sistemas de jogo muito definidos. As meninas da professora Sandra, conseguiram a vitória por 3-0 mostrando que este início de época começaram muito fortes estando no segundo lugar da tabela (em igualdade pontual com o Mindelo) e mostrando o bom trabalho que tem desenvolvido.

As atuais campeãs, os Restauradores Avitenses, foram golear o Covelas pelo resultado de 1-9. Com este resultado mostraram que apesar de terem começado com uma derrota contra uma das fortes rivais pelo campeonato, continuam com o bom trabalho e focadas no objetivo de não deixar fugir mais pontos.


Em Águas Santas viveu-se mais um jogo com bom futsal e muitos golos. O Corim recebeu em sua casa as vilacondenses do Canidelo. Num pavilhão com uma bancada muito preenchida, as vilacondenses conseguiram a primeira vitória do campeonato pelo resultado de 1-6. Numa primeira parte na que iam ganhando pelo resultado de 1-3, algumas pessoas poderiam ter dúvidas pela dificuldade que as pupilas de Saúl Dias tem mostrado em manter a vantagem, mas bem cedo no início da segunda parte continuaram a impor seu jogo marcando mais três golos. 


De destacar Raquel Vasco, jogadora do S.C. Canidelo que já conta com 7 golos na sua conta particular mostrando a boa forma neste início do campeonato. A jornada fechou em Vila das Aves onde o Salvador de Campo recebeu as trofenses do São Romão. Impuseram seu jogo conseguindo um resultado muito avultado 8-0, uma goleada mesmo, ganhando uma grande injecção de moral depois de um jogo com um resultado menos conseguido em Vila do Conde, a semana passada contra o Mindelo.

Colaboradora: Amaia Alberdi

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

AF SANTARÉM: VITÓRIA DE SANTARÉM NA LIDERANÇA

Vit. Santarém na liderança do CD com três vitórias em três jogos.


VC Santarém 7–1 FC Goleganense
A jovem equipa de Santarém deu continuação ao excelente início de campeonato que está a realizar tendo recebido e goleado por números gordos a equipa da Golegã. Vitória sem qualquer contestação para as vitorianas.

CADE 1-5 AD Fazendense
Houve surpresa naquele que estava anunciado como jogo grande da jornada, não pela vitória do Fazendense mas sim pelos números registados. Num jogo entre duas equipas muito equivalentes foi determinante a solidez defensiva da equipa das Fazendas de Almeirim, pela qual a até aqui equipa goleadora do Cade não conseguiu entrar.

Depois do empate na última jornada CD Fátima regressa às vitórias.

CD Fátima 4-2 AD Mação
Tal com dito na antevisão assistiu-se a um jogo equilibrado que acabou por dar vitória para a equipa da casa. Duas boas equipas que proporcionaram um bom jogo em que a vitória podia ter acontecido para os dois lados, sendo premiada a maior eficácia ofensiva da equipa do Fátima.

SL Cartaxo conquista os seus primeiros três pontos no campeonato.

CP Mouriscas 2-7 SL Cartaxo
O regresso mais que natural às vitórias da equipa campeã distrital. A diferença de valores individuais fez a diferença numa vitória sem qualquer dúvida.

GD Marinhais 1-2 SC Ferreira do Zêzere
Vitória suada da equipa equipa de Ferreira do Zêzere na sua viagem ao sul do distrito. Reforçada este ano com algumas jogadoras de qualidade antigas campeãs distritais a equipa da capital do ovo saiu em desvantagem no jogo tendo que colocar em campo toda a sua qualidade para conseguir dar a volta à sempre aguerrida equipa de Marinhais que no seu ambiente nunca dá o jogo por perdido. 

Colaborador: Duarte Fernandes

AF VIANA DO CASTELO: RESULTADOS DA 4ª JORNADA


Antes de apresentar os resultados oriundos da 4ª jornada do cameponato distrital da AF Viana do Castelo, gostaria de dizer o seguinte:

O Desporto em Viana em parceria com a CM Viana do Castelo e a Associação de Estudantes do ESGT organizaram na passada 6ª feira uma conferência sobre “Pensar o... Futsal em Viana”. Foi uma excelente inciativa, que merece por parte do magiadofutsal um destaque positivo.

Quando me desloquei a esta conferência e visto estar indirectamente ligado ao futsal feminino deste distrito, pensei que iria encontrar alguns intervenientes do mesmo. Na realidade, do futsal feminino só estava a Tamara, jogadora do Castanheira – convidada oradora e o Sr. Agostinho – Treinador do Soutelense.

Esta realidade deixa-me triste. E digo isto porquê? Como vocês sabem, as dificuldades são muitas, mas quando temos oportunidade de ter voz, o que fazemos? Ficamos em casa. Alguém ficou a perder. Foi um pequeno desabafo... que em nada vai alterar as mentalidades...Passemos ao que realmente interessa.


Atingimos no passado fim-de-semana a 4ª jornada do campeonato distrital de futsal feminino, e sem grandes surpresas, eis os comentários à jornada.

Soutelense assume a lderança do campeonato

No jogo grande da jornada, O Soutelense deslocou-se ao reduto do Deucriste para aplicar uma goleada – 1-9. Era esperado um jogo de maior equilibrio, mas tal não aconteceu. As meninas de Soutelo entraram fortes na partida e com a mente na baliza adversária. O Deucriste pouco conseguiu fazer. Marcou 1 golo e viu a sua principal jogadora ser expulsa. Com este resultado, o Soutelense assume a liderança da prova (lugar que bem conhece) e atira o Deucriste para a 3ª posição.

Santa luzia na entrada para um jogo de um só sentido

Santa Luzia aplicou a goleada do campeonato (até ao momento). Defrontou a equipa do Darquense e marcou 23 golos e sem sofrer nenhum. A equipa auri negra aproveitou esta partida para dar minutos a todas as jogadoras do plantel. Destaque positivo para a veia goleadora da jogadora Sandra. Só nesta partida facturou por 9 vezes. Santa Luzia subiu ao 2º lugar.

Castanheira sentiu dificuldades em penetrar a baliza adversária

Castanheira deslocou-se a Monção para defrontar o Zona Fut. Deste jogo fica a vitória das meninas de Paredes de Coura pelo resultado de 3-0. Resultado magro, quando previamos uma goleada, mas a verdade é que o Zona Fut conseguiu defender com o seu “autocarro” encostado à baliza. Deu frutos.

ARA e Neiva proporcionaram um verdadeiro jogo de loucos. O resultado final fixou-se no empate a 5 bolas, o que prova o equilibrio exstente entre as equipas. Conseguimos apurar que foi uma grande partida, entre equipas que lutam por um lugar a meio da tabela.

CP Lanheses voltou ao campeonato e com direito a goleada. O Estrela de Monção nada conseguiram fazer e o resultado de 9-2 isso o comprova. Ponte da Barca folgou nesta jornada. A próxima jornada promete ser de loucos... nós estaremos aqui para vos informar.

Colaborador: André Rodrigues