quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

AF VISEU: A 2ª JORNADAS DO CAMPEÃO!

Este fim de semana joga-se a 17ª e penúltima jornada do CD de Viseu. Neste momento ainda há duas equipas na luta pelo título e consequente acesso à Taça Nacional, o que faz prever muita emoção até ao fim.


O atual líder, Unidos da Estação, desloca-se ao satão para defrontar a equipa local AD Carbelrio. 

UNIDOS DA ESTAÇÃO

Prevê-se um jogo com algum equilíbrio mas onde a equipa de São Pedro do Sul irá fazer de tudo para levar consigo os últimos três pontos deste campeonato já que folga na última jornada e não quererá entregar o título ao Pendeno neste fim de semana.

GDC PENEDONO

Já o GDC Penedono recebe em casa O Crasto e perspetiva-se um jogo em que se espera a supremacia da equipa da casa, contra uma equipa sempre batalhadora.

Nos retantes jogos, a equipa Naval Viseu recebe o Oliveira de Frades e antevê-se um jogo equilibrado e em que o resultado será discutido até ao último segundo. No jogo entre os dois últimos classificados, o CB Mortágua recebe o CB S.J. Pesqueira, e o favoritismo recai todo sobre a equipa da casa.

Bom jogo para todas as equipas e que acima de tudo impere o Fair Play.

Colaboradora: Teresa Moreira

AF SANTARÉM: UMA LUTA A TRÊS?




Está-se a entrar na altura das decisões e ninguém quer ceder. Três equipas ainda em luta pelo título quando faltam apenas dois jogos para terminar o campeonato distrital.

AD Fazendense – CP Mouriscas
Jogo sem história. As Fazendas não terão dificuldades em bater as ultimas classificadas e espera-se um resultado muito desnivelado.

SC Ferreira do Zêzere – AD Mação
Este será certamente um jogo muito equilibrado. Jogo entre 2 equipas que se encontram juntas na classificação e equipas de valor similar. Jogo onde tudo pode acontecer.

GD Marinhais – CADE
Apesar da equipa de Marinhais não ser fácil em casa, este é um jogo em que o favoritismo está todo do lado do CADE. Com maior ou menor dificuldade a equipa do Entroncamento irá fazer valor toda a sua qualidade.

SL Cartaxo, campeão em título ainda acredita no ceptro.

FC Goleganense – SL Cartaxo
As campeãs têm noção que será muito difícil revalidar o título mas enquanto for possível acreditar elas vão lutar e nesta semana terão uma difícil deslocação à Golegã onde nunca ninguém tem facilidades. Favoritismo para as cartaxeiras que com maior ou menor dificuldade irão levar os três pontos para casa e adiar tudo para a última jornada.

VC Santarém – CD Fátima
As lideres do Fátima deslocam-se a Santarém para tentar manter as contas favoráveis para o seu lado mas não terão facilidades. A equipa de Santarém é capaz do melhor e do pior e a jogar perante o seu público vai querer dificultar a vida às lideres que mesmo assim terão algum favoritismo dada a sua qualidade.

Colaborador: Duarte Fernandes

A. F. BRAGA: SERÁ QUE TEMOS CAMPEÃO DISTRITAL DOMINGO?


Disputou-se no passado fim de semana a Fase de Apuramento de Campeão e as equipas da ARJ Mogege e FC Vermoim carimbaram passagem para a Taça Nacional. 


Não foi surpresa para ninguém a passagem das duas equipas, porém apenas no próximo fim de semana saberemos ou não quem será a equipa campeã distrital após os jogos do play-off.


O jogo de sábado disputar-se-á no Pavilhão da Coelima em Pevidém às 20h30 e no domingo em Vila Nova de Famalicão no Pavilhão Terras de Vermoim às 19h.

Quem será o próximo campeão distrital?


ARJ Mogege - FC Vermoim

Colaboradora: Vera Gonçalves
Fotografias: ARJ Mogege e FC Vermoim
Tabelas: Clube Futsal

AF COIMBRA: OURENTÃ SAGRA-SE CAMPEÃO!

CD Ourentã é Campeão Distrital!




A duas jornadas do final do apuramento do campeão a equipa do Ourentã sagra-se campeã com uma vitória ao segundo classificado Serpins por 3-1. Num jogo em que o campeão esteve melhor  criando mais situações de golo, sendo um jogo bem disputado por ambas as equipas destacando-se as excelentes jogadas colectivas e individuais por parte das meninas de Cantanhede, Carina Coelho a marcar um golo e a fazer um bom jogo com a sua velocidade e técnica a criar bastantes situações de golo não sendo concretizadas com alguma falta de sorte mas também teve à sua frente uma adversidade, com uma boa exibição da guarda redes adversária Daniela que evitou uma derrota pesada com defesas cruciais. Também Alexandrina Góis sendo uma jogadora com excelente visão de jogo, velocidade e técnica a fazer um bom jogo e também a ser reconhecido com um golo. Um bom jogo no geral e a pressão em nada as afectou.

Sagra-se pela primeira vez campeão após a época passada ter sido vice campeão com os mesmos pontos do primeiro classificado. Finalmente a realização de um sonho que à muito desejavam, tendo feito até agora uma época sem derrotas e mostrando que tem jogadoras com muita qualidade. Com o titulo conquistado e com o lugar garantido na Taça Nacional têm mais um desafio pela frente sendo o primeiro ano que vão participar nesta e que darão o melhor pelo distrito de Coimbra.

A união faz a força e foi sempre esse o lema destas meninas e com a ajuda do seu público que as acompanhou ao longo deste caminho. Num  clima entre as jogadoras que é de festa e orgulho da época feita, do titulo conquistado e da ida à Taça Nacional que é o sonho de muitas jogadoras.  Os Parabéns às Campeãs da AF Coimbra!


Colaboradora: Ester Almeida

AF ALGARVE: É O TUDO OU NADA!



PADERNENSE x GDC MACHADOS
Pav. Municipal Paderne  02/03  15:00
Este será o fim-de-semana decisivo na conquista do título algarvio.  Em caso de vitória neste segundo encontro, a equipa do Padernense será automaticamente campeão. Por seu lado, a equipa do GDC Machados tem uma tarefa bem complicada, pois precisa de vencer o primeiro encontro para levar para desempate no Domingo, em terceiro jogo. A equipa da casa é a favorita e certamente que irá querer entrar forte no jogo para decidir a eliminatória o mais cedo possível. As pupilas da mister Ana Rosária, habituadas a fazer melhores exibições fora de casa, no entanto estão cientes das dificuldades que irão encontrar em Paderne e terão que se superar se querem adiar a decisão para Domingo. Apostamos que será um jogo bastante disputado e emotivo, não estivesse em jogo o título distrital e um lugar na Taça Nacional. 

 Conseguirão as Machadinhas fazer frente ao favoritismo Padernense?

Aproveitem o início de tarde de Sábado e vão até Paderne apoiar o Futsal feminino.

Colaboradora: Ana Maria

AF ÉVORA: TEMOS MEIAS FINAIS DA TAÇA!




Almansor, 2º classificado do campeonato luta pelo lugar na final da Taça com Barbus.


Barbus Futsal – Almansor
A primeira meia-final da Taça disputa-se em Borba e em jogo estão as equipas do Barbus (3º Classificada) e Almansor (2º Classificada) equipas que já se encontraram para o campeonato e empataram a 2 golos num jogo emocionante, este não fujirá á regra e promete ser jogado até ao apito final com muita emoção.


Universidade de Évora - GD Pavia
A segunda meia-final coloca frente a frente o líder e a deceção da época, as duas equipas já se defrontaram e a Universidade venceu os dois jogos, apesar de tudo este é um jogo de taça e tudo pode acontecer.

Colaborador: Luís Papança

A. F. BRAGA: VOTAÇÃO "CINCO IDEAL" DE CADA SÉRIE


Relembramos a todas as equipas técnicas dos clubes que competiram no Campeonato Distrital da AF Braga que ainda se encontra em votação o "cinco ideal" de cada série (A e B).

A final do play off disputa-se no próximo fim de semana e poderemos no domingo ficar a saber quem é a equipa campeã distrital. Tal como havia sido estipulado aquando do início da votação, a mesma terminará quando tivermos o clube vencedor do Campeonato Distrital da AF Braga. Por isso, pedimos a colaboração de todas as equipas técnicas para que possamos ter uma votação credível.

Assim o que terão de fazer será escolher três jogadoras de campo e uma guarda-redes de qualquer uma das equipas da série em que o clube esteve inserido, não podendo escolher nenhuma das jogadoras que orientam na presente época.

Enviem as vossas escolhas para a nossa colaboradora Vera Gonçalves: veragoncalves.vg@hotmail.com

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

AF LEIRIA: DESTAQUE ÀS CAMPEÃS!



 No fim de semana que passou, a equipa sénior, feminina, natural da Batalha, Centro Recreativo Golpilheira, sagrou-se Campeã pela segunda época consecutiva, no Campeonato Divisão de Honra, quando ainda faltam duas jornadas (para acabar o Campeonato). Golpilheira uma equipa de história e a marcar história, cada vez mais, no Futsal Feminino, não só este ano, mas ao longo de anos.

 
Para aqueles que acompanham o Distrito de Leiria e o Futsal Feminino, esta equipa não é totalmente desconhecida, porém, para outros(as) ou porque não querem ver ou porque andam completamente distraídos(as), preconceitos pelo meio ou por outros motivos, nem sabem o que perdem por não verem e não conhecerem a qualidade de jogo deste grupo. 

Eu dou uma ajuda a essas pessoas, e destaco numa semana tão marcante para Leiria e igualmente para o Futsal Feminino, esta equipa! Uma equipa com jogadoras que, se alguém ainda houver a pensar que o Futsal é para rapazes, provam totalmente e completamente o contrário. Costuma-se dizer, que por trás de um "batalhão" de sucesso, está sempre um grande líder. Não é só líderes(Belmiro - Dirigente / Nuno - Delegado), mas principalmente UMA SUPER LÍDER - Teresa Jordão (Treinadora).

Alguém tem dúvidas?! Então façam uma pausa na leitura, preparem um café bem forte, sentem-se confortáveis, façam "play" e continuem na vossa leitura com atenção. Vejam este fabuloso percurso, em anos anteriores consecutivos, no "Palmarés" delas:



Época 2006/2007
  • Campeãs Distritais;
  • Vice-Campeãs Nacionais.

Época 2007/2008
  •  Campeãs Distritais; 
  • 3º Lugar no Campeonato Nacional; 
  • Vencedoras da Taça Distrital.
Época 2008/2009
  • Vencedoras da Supertaça Distrital;
  •  Campeãs Distritais;
  •  Vencedoras da Taça Distrital.
Época 2009/2010
  • Vencedoras da Supertaça Distrital;
  • Campeãs Distritais; 
  • Vencedoras da Taça Distrital;
  • 3º Lugar na Taça Nacional.

Época 2010/2011
  • Vencedoras da Supertaça Distrital;
  • Vencedoras da Taça Distrital.

Época 2011/2012
  • Vencedoras da Supertaça Distrital;
  • Campeãs Distritais;
  • Vencedoras da Taça Distrital;
  • 3º na Taça Nacional.
E então já, estão mais "familiarizados" com esta equipa e com a grandeza e qualidade da mesma?! 

Em notícia no jornal Record
Uma ínicio de época 2012/2013, com objectivos para "defender" e cumprir e metas para cortá-las na perfeição. Para não falar, da elevada experiência que esta equipa nutre. A equipa da Golpilheira entrou nesta época com grande humildade, determinação, garra, vontade, ambição e querer, não só individualmente como colectivamente. 

* 5 golos sofridos em 16 jornadas.



Semanas e semanas, a fio, a trabalharem, certamente, exaustivamente para que tudo corresse como queriam nos jogos, para que saisse tudo ou quase tudo eficazmente. Meses se passaram, um "caminho" fabuloso foi percorrido por estas guerreiras e equipa técnica, onde conseguiram chegar quase ao fim ( repito que faltam duas jornadas para acabar o campeonato), conhecendo só o sabor da vitória, sem naturalmente, perderem qualquer ponto. No fim de semana que passou, mais precisamente dia 23 de Fevereiro de 2013, "escreveram" mais uma página no livro de "história" do Futsal Feminino e do Distrito de Leiria, pois devido ao brilhante percurso que fizeram, só necessitariam de apenas três pontos para o fazerem! 


Com todo o mérito, esforço, festejaram o título, tão apetecido para muitas, de campeãs pela segunda época consecutiva.  Segue-se no caminho desta extraordinária equipa, mais uma vez o sonho tornado realidade, que é a presença na prova rainha - a Taça Nacional.  Parabéns Centro Recreativo Golpilheira! Boa sorte para o vosso percurso na Taça Nacional, e que ultrapassem todos os "obstáculos" com sucesso! 


Colaboradora: Sandra Ferreira

AF SANTARÉM: UNIVERSIDADE DE ÉVORA NÃO DESARMA



Neste final de campeonato a luta pelo título continua a dois, Universidade de Évora e Almansor não desarmam e ambas têm uma jogo complicado na última jornada, por outro lado o último lugar no pódio também tem duas equipas na luta e ao mesmo tempo que lutam pelo 3º lugar são estas equipas que podem definir o campeão.

Barbus Futsal – São Bartolomeu do Outeiro 12-1

Tal como tinha previsto o Barbus goleou e jogou para a sua melhor marcadora. Patricia Parreira marcou 6 golos e destacou-se no topo da tabela com 28 golos, por outro lado o Outeiro marcou o seu  golo de honra e pouco mais conseguiu fazer.

GD Pavia – Almansor 0-6

O Almansor venceu em Pavia numa entrada forte logo na primeira parte ganhando o jogo com relativa facilidade, o Pavia foi impotente perante a superioridade do adversário.

CD Portalegrense

Associação Soujovem – Portalegrense 0-4

No derby que se esperava equilibrado a equipa de Sousel mesmo a jogar em casa não conseguiu parar as forças do  Portalegrense que mantém a chama acesa na luta pelo pódio .

Universidade de Évora – Campomaiorense 10-0

Em Évora a Universidade não deu hipóteses ao Campomaiorense e vingou o resultado curto da primeira volta fora. A equipa da casa entrou exitante mas aos poucos apanhou o ritmo e goleou com facilidade.

Colaborador: Luís Papança

PROMO FINAL DO PLAY OFF AF BRAGA

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

AF BRAGA: VERMOIM COM REFORÇOS DE LUXO!

A jovem de 21 anos, Andreia Neves ex - ACD Mindelo da AF Porto

A jovem de 22 anos, Carla Vanessa ex Salvador do Campo da AF Porto.

O Futebol Clube de Vermoim, o clube da AF Braga bi Campeão Nacional de Futsal no feminino anuncia quase a terminar a 'janela de transferências' os seus últimos reforços! Andreia Neves ex ACD Mindelo da AF Porto reforça a posição que muitos apelidam de 'a mais ingrata', a posição de guarda redes, já a Carla Vanessa, ex Salvador do Campo reforça o Fc Vermoim como ala/pivot. Ambas jogadoras já representarem a AF Porto em torneios inter associações e dão todas as garantias de terem um futuro promissor no futsal português. De relembrar que as equipas procuram os seus últimos reforços pois sabem que este ano a participação na Taça Nacional pode dar acesso ao primeiro Campeonato Nacional na história da FPF e do futsal feminino em Portugal e ninguém quer ficar de fora deste acontecimento. 

AF BRAGA: FC VERMOIM APURA-SE PARA O PLAY-OFF



O Vermoim somou uma vitória descomunal na primeira mão da fase do apuramento por 11-0. Jogo disputado este sábado entre a equipa de F.C. Vermoim e a Geração Legendária. A equipa visitante compareceu com a saída de duas atletas que conferiam-lhes outro ser, sendo elas, Vera Paiva e Celeste Marques.  
         
Cinco inicial do F.C. Vermoim: Liliana Sousa (nº12), Patrícia Magalhães (nº6), Ana Azevedo (nº7), Filipa Mendes (nº8) e Bruna Marques (nº9).

Cinco inicial da Geração Lendária: Rosa Maciel (nº 18), Ângela Novais (nº 4), Lara Ferreira (nº 8), Bruna Moreira (nº 10) e Raquel   Marques (nº 11). 

Vermoim - Geração Lendária

No começo do jogo a equipa Barcelense tentou manter a defesa consistente durante o máximo de tempo, a pressão a que foram sujeitas fez com que esta durabilidade fosse abalada e de imediato foi quebrada com o golo de Ana Azevedo após assistência de Bruna Marques. O segundo golo aparece na sequência de um canto marcado por Bruna Marques que assiste assim Patrícia Magalhães no 2-0.

A equipa da casa mostrava-se assídua nos golos, e como tal, numa jogada entre Bruna Marques e Ana Azevedo, esta última carimba o terceiro golo do Vermoim. Perdurava ainda tempo para terminar a primeira parte quando foi pedido tempo, onde a equipa Barcelense tentou reorganizar-se e a equipa de Vermoim procurava descansar para não perder o ritmo. Retomado o jogo, Filipa Mendes marca um golo surpreendente, apanhando as Barcelenses totalmente desacauteladas. Estava feito o 4-0.

Ana Azevedo carimbou o 5-0, aprontando assim o hat-trick.
Num lance ágil desenvolvido por Ana Azevedo e Joana Serra, houve tempo ainda para o 6-0. Golo marcado por Joana Serra após a assistência de Ana Azevedo. Retiravam-se assim as duas equipas para o intervalo. 



Após a um curto intervalo, a claque do Vermoim apoiavam a equipa evocando e pedindo mais golos. Tarefa esta que as pupilas orientadas por Francisco Paiva fizeram questão de cumprir. Entravam assim, Andreia Eusébio (nº 15), Joana Serra (nº2), Susana Gomes (nº4), Elsa Dias (nº 10) e Marlene Laúndos (nº13) da equipa do Vermoim. Já da equipa da Geração Lendária alinhavam nesta segunda parte com a mesma equipa que iniciou na primeira parte.

Soava o apito para o inicio da segunda parte no campo Terras do Vermoim. A escassez de golos não se fez notar, Elsa Dias remata em jeito ao poste e em recarga Joana Serra consuma mais um golo, 7-0. Não tardou para que Joana Serra assinala-se o hat-trick, através de um passe de Marlene Laúndos. Estava feito o 8-0.




Bruna Marques inaugurou-se como marcadora, sendo que já somava inúmeras assistências. Desta vez, a ser assistida por Patrícia Magalhães, marca o 9-0. Novamente a passe de Patrícia Magalhães, Bruna Marques remata sem hipótese para a guarda-redes Barcelense. Fechavam-se então a contagem através da mesma, Bruna Marques. Através de nova assistência de Patrícia Magalhães, Bruna Marques finalizou, rematando assim o jogo, assinalando hat-trick. O terceiro hat-trick desta equipa num só jogo.

Festejos da equipa do Vermoim

Resultado final de 11-0, que culminou da equipa de Vermoim com total controlo e posse de bola ao longo de toda a partida. Partida esta que contou com pormenores encantadores. 

Estagiária de Jornalismo: Ana Teixeira

AF SANTARÉM: FÁTIMA FIRME NA LIDERANÇA

CD Fátima continua firme na liderança.



Nesta jornada nada de significativo aconteceu com as equipas favoritas a vencer os seus jogos.

CD Fátima 10-0 GD Marinhais
Mais uma vitória categórica da equipa de Fátima que continua assim firme na liderança quando faltam apenas mais 2 jogos. O resultado é o espelho do que aconteceu em campo.

AD Fazendense 5-1 SC Ferreira o Zêzere
Previa-se um jogo mais equilibrado e a verdade que até ao intervalo (1-1) era isso que ia acontecendo, mas uma muito boa 2ª parte da equipa da casa fez com que as ferreirenses deixassem de poder pensar em pontuar.

AD Mação 9-2 FC Goleganense
Vitória mais que tranquila da equipa de Mação. Esperava-se uma maior replica das goleganenses mas a verdade é que a equipa de Mação colocou em campo toda a sua qualidade e a diferença de valores foi mais que evidente.

SL Cartaxo 2-1 VC Santarém
Vitória difícil para as campeãs que permite que continuem na luta pelo titulo. Quem marca tem sempre o mérito da vitória mas a verdade é que o resultado não reflete o que aconteceu no campo. O Cartaxo entrou a ganhar no jogo com um golo madrugador e a verdade é que a partir daí foi sempre a equipa do Vitória quem mais fez conseguindo empatar apenas a meio da segunda parte. As scalabitanas continuaram a tentar a vitória e as cartaxeiras apenas criavam perigo em lances de contra-ataque e é num desses lances a apenas alguns segundos do apito final que surge o golo da vitória.

CADE 8-2 CP Mouriscas
Mais uma goleada. A equipa do Entroncamento recebeu a equipa das Mouriscas e não teve quaisquer problemas de levar de vencida a frágil equipa das Mouriscas que continua sem pontuar neste campeonato.

Colaborador: Duarte Fernandes

AF PORTO: GONDOMAR CARIMBA 2º LUGAR!


A jornada começou em casa das campeãs, os Restauradores Avintenses receberam o São Romão. Foi um jogo como esperado, as gaiensas a dominar o jogo desde o primeiro minuto e a expectativa era saber qual seria o resultado final e as pupilas de Vasco Ferreira conseguiram mais uma goleada de 10-0.

Em Vila do Conde, o S.C.Canidelo recebeu o Esc. Arreigada. Foi um jogo no qual as vilacondenses conseguiram mais uma vitória mesmo na fase difícil que atravessam pois até ao momento ainda não foi apresentado um treinador. Num jogo físico, o sistema mais vincado do Canidelo deu resultado e ganharam pelo resultado de 4-2.

S.C.Canidelo 2012/2013

Na Trofa o Covelas confrontou ao Paróquia Carvalhosa. As trofenses dominaram o jogo e com a velocidade que lhes carateriza, ganharam o jogo com naturalidade. Tendo um sistema de jogo mais tático e melhor finalização ganharam pelo resultado de 5-1 golos.

O jogo da jornada foi em Gondomar, onde as Esc. Gondomar receberam na sua casa o ACD Mindelo. As gondomarenses tem estado em muita boa forma e vem de um ciclo de vitórias prolongadas, já as vilacondenses vinham de uma derrota muito dura perante as campeãs e havia muitas expectativas postas neste jogo. Derivado à luta pelo segundo lugar, as duas equipas saíram à procura da vitória sem poupar em esforços e recursos, mas o equilibrio foi bem patente e as gondomarenses lograram os três pontos pela margem mínima pelo resultado de 1-0 nos momentos finais da partida.

Esc.Gondomar vence e fica perto da Taça Nacional.

A jornada acabou no domingo, na Maia, onde os Amigos de Corim receberam o Salvador de Campo. Num jogo entre duas equipas com jogo muito direto e virado para o ataque, a finalização fez a diferença sendo um jogo com emoção até o último minuto. O Salvador ganhou pela margem mínima de 2-3 golos conseguindo  continuar a luta pelo segundo lugar.

Colaboradora: Amaia Galarraga